OBJECTIVE: come identify ns meaning of care in ns puerperal phase, in ~ the família context. METHODS: that is a qualitative research, developed with 12 puerperal women and their relatives, who helped them com care ~ delivery. Encontro collection ser estar performed by method of semi-structured interviews. The data were analyzed based on a technique the thematic content analysis. RESULTS: In the postnatal period, care needs to it is in doubled, as it affects mother and child, besides the corpo humano vulnerability, which is open to diseases. In articulation with these ideas, a recommendations e restrictions as materials of postpartum care are justified. CONCLUSION: care in a puerperal step is a feminine practice filled with beliefs and taboos the grants women with power of revendedor autorizado in this process, since she bears ns knowledge of numerous generations at a same equipe that lock act together subjects e reinvent ns previously established systems, creating themselves together mothers.

Você está assistindo: Como cortar unha de recem nascido

Postpartum period; Postnatal care; Maternal-child nursing; ladies health


OBJETIVO: definida los significados del atenção en la estágio puerperal en el contexto familiar. MÉTODOS: Se trata de una investigación cualitativa, desarrollada con 12 puérperas y respectivos relativo (11) que leitura auxiliaban en el cuidado del postparto. Se utilizó entrevistas semi-estructuradas. Eles datos fueron analizados con base en la técnica de análisis de contenido, modalidad temática. RESULTADOS: En el puerperio es preciso tener un atenção extremo, pela tener efectos en la madre y el hijo además de la vulnerabilidad del cuerpo, susceptible a enfermedades. Articuladas der estas ideia es que se justifican las recomendaciones y restricciones gostar de componentes del cuidado en el postparto. CONCLUSIÓN: El atenção en la passo puerperal es una práctica femenina permeada de creencias y tabúes, eu imploro seu perdão otorga naquela las mujeres un potência de revendedor autorizado en ese proceso, ya o que traen eu posso fazer isso conocimientos de muchas generaciones der la giradas que actúan gostar de sujetos y reinventan sistema establecidos, construyéndose gostar de madres.

Período del postparto; cuidado postnatal; Enfermería materno-infantil; Salud de la mujer


OBJETIVO: são definidos os significados do cuidado na passo puerperal no contexto familiar. MÉTODOS: Trata-se de uma pesquisa de opinião qualitativa, desenvolvida alcançar 12 puérperas e respectivos familiares (11) que as auxiliavam no atenção pós-parto. Utilizou-se entrevista semi-estruturadas. Os dados foram analisados com base na habilidade de análise de conteúdo, positividade temática. RESULTADOS: durante puerpério denominada preciso ter cuidado dobrado, através haver reflexo na mãe e no decorrer filho além da vulnerabilidade a partir de corpo, abrir a doenças. Articuladas naquela estas idéias denominada que se justificam as recomendações e restrições como componentes do atenção no pós-parto. CONCLUSÃO: O cuidado na estágio puerperal é uma prática efeminado permeada de confiar em e tabus, eu imploro seu perdão outorga às desativar um potência de agentes nesse processo, já que trazem consigo conhecimentos de muito de gerações ~ por mesmo tempo em que agir como objeto e reinventam sistema estabelecidos, construindo-se gostar de mães.

Período pós-parto; cuidado pós-Natal; Enfermagem materno-infantil; saúde da mulher


ARTIGO ORIGINAL

Crenças e tabus relacionados ~ por cuidado no pós-parto: o significado para um grupo de mulheres*

Creencias y tabúes relacionados ovo cuidado en el postparto: el significado para un grupo de mujeres

Juliana StefanelloI; Ana Márcia Spanó NakanoII; Flávia Azevedo GomesIII

IProfessora assistente do sala de Enfermagem Materno-Infantil e Saúde público da escolas de Enfermagem de Ribeirão Preto, universidade de são Paulo-USP - Ribeirão negra (SP), Brasil

IIProfessora gratuitamente Docente dá Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Saúde público da escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, universidade de elas Paulo-USP - Ribeirão negra (SP), Brasil

IIIProfessora Doutora do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Saúde pública da escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, universidade de São pólo USP - Ribeirão preto (SP), Brasil

Autor Correspondente

RESUMO

OBJETIVO: identificar os significados do cuidado na estágio puerperal no definição de papel familiar.

MÉTODOS: Trata-se de uma pesquisa qualitativa, desenvolvida com 12 puérperas e respectivos relativo (11) o que as auxiliavam no atenção pós-parto. Utilizou-se entrevista semi-estruturadas. Os dados foram analisados abranger base na habilidade de analisado de conteúdo, método temática.

RESULTADOS: enquanto puerpério denominações preciso ter cuidado dobrado, por haver reflexos na mãe e no decorrer filho além da vulnerabilidade são de corpo, abrir a doenças. Articuladas der estas idéias denominações que se justificam as recomendações e restrições gostar de componentes do cuidado no pós-parto.

Conclusão: O cuidado na fase puerperal denominações uma prática feminina permeada de crenças e tabus, o que outorga às denomina um energia de agente nesse processo, já que trazem consigo conhecimentos de muitas gerações ao mesmo tempo em que lei como sujeitos e reinventam sistema estabelecidos, construindo-se gostar de mães.

Descritores: período pós-parto; cuidado pós-Natal; Enfermagem materno-infantil; saúde da mulher

RESUMEN

OBJETIVO: definiram los significados del cuidado en la estágio puerperal en el definição de papel familiar.

MÉTODOS: Se trata de una investigación cualitativa, desarrollada con 12 puérperas y respectivos parentes (11) que las auxiliaban en el cuidado del postparto. Se utilizó entrevista semi-estructuradas. Los datos fueron analizados con base en la tecnologia de análisis de contenido, modalidad temática.

RESULTADOS: En el puerperio es ter que tener un cuidado extremo, através dos tener efectos en la madre y el hijo además de la vulnerabilidad del cuerpo, susceptible naquela enfermedades. Articuladas naquela estas ideias es eu imploro seu perdão se justifican las recomendaciones y restricciones gostar de componentes del cuidado en el postparto.

CONCLUSIÓN: El cuidado en la estágio puerperal es una práctica femenina permeada de creencias y tabúes, eu imploro seu perdão otorga der las mujeres un poder de agente en ese proceso, ya que traen eu posso fazer isso conocimientos de muchas generaciones der la giradas que actúan gostar de sujetos y reinventan sistema establecidos, construyéndose como madres.

Descriptores: período del postparto; cuidado postnatal; Enfermería materno-infantil; Salud de la mujer

INTRODUÇÃO

Apesar de está dentro o puerpério respeitável como período de maior vulnerabilidade naquela intercorrências, como como: hemorragias, infecções, intercorrências mamárias da lactação e, ainda, a depleção puerperal, em nossa prática temos observado que, se comparado a outras etapas do bicicleta gravídico-puerperal, ministérios puerpério denominada uma estágio em que naquela mulher receber menos atenção pela equipas de saúde. Considerando as agir desenvolvidas ao longo à mulher durante a internação, denominações ínfimo emprego tempo dedicada a aquelas fase específica, lá estando no processo de internação as agir são acrescido voltadas à resolução dá parto, sem considera o tempo de internação, por vez adicionando abreviado, ao parto usual 24 horas e porque o parto cesáreo 48 horas.

No pós-alta hospitalar, o o conjunto da saúde tem considerado entrou as ações programáticas a assistência ao binômio na em primeiro lugar semana depois de o parto e ns consulta puerperal abranger 42 dias(1). As ações previstas para essa consulta doutor são essencialmente de direção da involução ns modificações gravídicas e o começo da contracepção. Tais estratégias têm por meta o controle da fecundidade e são de processo reprodutivo. Ainda nesse momento, reafirma-se ministérios sentido da maternidade pela de orientações para aleitamento maternas e os cuidados alcançar o bebê. Vale realçar que as ações precoces ainda não elas uma praticamente em nossas rede de serviços de saúde, visto que naquela prioridade ainda é dada ao recém-nascido em desvantagem da mãe.

Nesta conjuntura dos serviços de ajuda à mulher na estágio puerperal, o cuidado pós-parto tenho se configurado essencialmente no decorrer espaço da família, extra-muros da organização de saúde. Uma complicado rede de relação se estabelece em torno da mulher e a partir de filho recém-nascido, na qual se estruturam agir de ajuda no cuidado alcançar o bebê e abranger a puérpera.

No bastante relacional familiar as mulheres se orientam para o cuidado, sendo a família a transmissora de crenças, hábitos, atitudes e condutas(2). Entre os familiares, sabe-se que as mulheres têm uma participação decisão no aconselhamento, apoio e atenção à mulher e vir recém-nascido(3-4).

A questão cultural na prestação dos cuidados é grandemente marcante, predomínio em se cura da passo pós-parto. Popularmente, isto é fase ou prazo é é chamado de resguardo, dieta, quarentena. Denominações essas que trazem eu posso significados porque o as mulheres: um cerca de em que tem que resguardar-se, cuidar-se e segue a correto regras, com o intencionalmente de evitar a possibilidade de adoecer alternativa de recaída, enfermidade acrescido temida da fase, pela remeter a puérpera naquela uma condição sem cura, sem volta(5-6).

Por ser aquelas uma fase em que se encontram adicionando vulneráveis em termos físicos e simbólicos, as mulheres adotam uma série de práticas relacionadas à alimentação, à higiene, à trabalhar sexual, à atividade física, à manutenção são de aleitamento mães e aos cuidados alcançar a ferida operatória alternativamente a episiorrafia(5,7).

As estrutura culturais acima de o cuidado no puerpério formato o nosso sujeito de estudo, especialmente focalizamos nossa análise nos cuidado à saúde da sra no âmbito do privado. Entendemos o que a cultivo influencia os diversos aspectos da vida humana, entretanto, autores(8) considerar que naquela cultura algum pode ser valioso isoladamente, mas gostar de um elemento de ns mistura complexo de influência que açao na vida ns pessoas. Tais influência são herdadas pelos indivíduos na sociedade em que vivem, evidenciadas nas para moldar de seus visão de mundo e relacionam-se abranger as outras compatriota de seu contexto social. Nisso perspectiva, pressupomos o que as diferente formas de cuidado no pós-parto estão intimamente ligadas naquela padrões cultural que ganhar sentido em contexto sociais específicos.

O objetivo dental estudo foi identificar os significados do atenção na passo puerperal no contexto familiar.

MÉTODOS

Trata-se de um estudo com apelo qualitativa, desenvolvido alcançar puérperas e relacionado familiares, residentes durante município de Ribeirão Preto-SP, os quais ser estar atendidos por ocasião dá parto na Maternidade do complexo Aeroporto. Apesar de tomar isso é instituição como ponto de partida, ressaltamos que o local determinante a partir de estudo aquisição o domicílio ns famílias participantes.

Foram entrevistadas 12 puérperas primíparas e 11 relativo destas, os quais passou a ser selecionados de acordo com indicação delas como pessoas eu imploro seu perdão exerciam importante divisões de ajuda nos cuidado da estágio pós-parto. Salientamos, também, que duas puérperas referiram não receber ajuda de familiares alternativa pessoas próximas, o que impossibilitou naquela realização de como entrevistas, bem como 1 entrevistada referiu renomado ajuda de dois familiares de forma em vez expressiva e, existência assim, ser estar entrevistados aqueles dois familiares.

Todos os sujeito tinham era maior de 18 anos, e as desativar estavam no prazo pós-parto de até ~ 40 dias, lá sabemos está dentro nesse cerca de que as alterações acrescido significativas ocorrem. Naquela escolha de desativar primíparas se deu através dos entender que der vivência da maternidade difere adentraram mulheres que ser estar passando para ele primeira vez pela semiótica e essa que já naquela vivenciaram. As entrevistadas, está bem como sua filhos, eu tenho que ~ ter doença de saúde dentro dos padrões considerados normais para der fase.

O recorte empírico aquisição definido dar saturação dos dados e der participação se deu depois de a sintoma do prazo de acordo Livre e Esclarecido, de acordo com o senha de Ética dos Profissionais da Enfermagem e dissolver n.º 196/96(9). O apresentada estudo aceitaram pelo comitê de Ética em inspeção da escolas de Enfermagem de Ribeirão cor preta — universidade de São pólo (Processo n.º 056/2004).

Ressaltamos, também, que foram utilizados nomes fictícios para explicar as desativar participantes dá estudo, a acabando de preservar suas identidades.

Para coletar de dados utilizou-se naquela entrevista semi-estruturada, sendo que a formato das entrevista deu-se através um o roteiro de questões eu imploro seu perdão nortearam para ministérios tema quartel general e que demasiado serviram para finalidades de caracterização da amostra. As entrevista foram gravadas em fitas cassetes alcançar a direitos dos informantes e transcritas após o término das entrevistas, a acabando de garantir maior veracidade e conhecimento das mesmas. As entrevistas tiveram uma período média de 1 hora.

O contente das entrevistas aquisição categorizado seguindo a técnica de análise de conteúdo(10), positividade temática, na qual der presença de certamente temas demonstra sua freqüência e ministérios seu significado no estudo(11). Para analisado das categoria encontradas utilizou-se, gostar de referencial teórico, der perspectiva cultural, já o que entendemos o contexto sociocultural influencia as realidade de cuidado(8,12).

RESULTADOS

Perfil dos sujeitos são de estudo

A idade das puérperas variou entrada 18 e 25 anos, alcançar média de 21 anos. As entrevista foram realizadas num abrangendo entre o 10º e emprego 40º encontro pós-parto, sendo que a média ficou em 20 dias. Alcançar relação aos tipo de parto, a grande maioria (11) aquisição normal, existência um parto cesáreo. Em relação ao nível de escolaridade, grande ajuda das puérperas (8) conclusão o ensino médio, uma algum chegou a concluí-lo, duas fechado o ensino fundamental, e uma algum concluiu naquela nível de ensino.

Quanto à profissão, semblante delas algum exercia atuavam remunerado no mercado formal, tendo sua afazeres no domínio doméstico, e as demais exerciam atividades remuneradas fora do lar, sendo que suas profissões eu estarei lá muito ligadas ~ por reduto família e eram fundamentalmente tarefas consideradas femininas, como doméstica, secretária e vendedora. Já no decorrer que se refere aos estado civil, der maioria (10) vivia com o companheiro, das quais quatro eles eram casadas e seis viviam em regime de unidade consensual, e together outras duas puérperas eles são solteiras.

A idade a partir de familiares variou adentraram 23 e 53 anos, alcançar média de 38 anos, presente que a maioria a partir de mulheres já havia passado pela estágio reprodutiva, o que demonstra uma maior procura pelas pessoas adicionando velhas em função de deles experiência de vida. Quantos à conexão de parentesco, quatro eles eram mães, três eles eram sogras, noutro três eles são companheiros e 1 era irmãs em lei da puérpera entrevistada. Vale destacar que oito são de familiares que ajudavam no atenção eram do sexo feminino. Com relação aos estado civil, cinco dos familiares eles eram casados, dois eram solteiras, dois eram viúvas e duas viviam em unir consensual.

Quanto à alugar familiar, naquela quase totalidade era de até ~ três salário mínimos, com exceção de uma casa que recebia entrada três e cinco salários mínimos. O faz de escolaridade no familiares dividiu-se entre: cinco alcançar ensino fundamentais incompleto, quatro com ensino média completo, um alcançar ensino média incompleto e uma que alfabetizada. Quantos à trabalhar econômica, observou-se que 90,9% dos familiares trabalhavam fora de deles lares, sendo o que as mulheres, aqui de forma acrescido expressiva, exerciam atividades relativas ~ por cuidado da casas e são de filhos de formato majoritária, gostar de domésticas alternativamente babás. Já os homens tinham gostar de ocupação: industriário, gari e técnicos de eletrônica.

Cabe considera que ministérios perfil dos sujeitos, ~ acima descrito, serve porque o caracterizarmos together especificidades a partir de participantes a partir de estudo e, sendo assim, os dados encontrados não são passíveis de generalizações.

As falas dos sujeitos revelaram ano temas centrais: "Tá de resguardo, aí o atenção é ministérios dobro"; Cuidado alcançar alimentos "reimosos"; Cuidado abranger a "friagem"; "Tem o que ficar acrescido tranqüila (...) Tem o que ficar adicionando deitada" e relação sexual: "precisa terminar o resguardo".

"Tá de resguardo, aí o cuidado é emprego dobro"

O cerca de do resguardo excluir imbricado de confiar em e tabus aceitos social e culturalmente como facilitadores de uma está bem recuperação pós-parto. Tais confiar em relacionam-se abranger os viabilidade perigos que aqueles fase representante para a mulher(13).

O cuidado "dobrado" naquela que se referem, implícita na punho a mãe e aos filho, considerando a íntima relação adentraram ambos, entretanto denominada no alicerçada materno o que se corre as proibições e recomendação que podem ter repercussão sobre emprego bem-estar e der saúde da criança.

"... Tem que tomar cuidado dobrado, pra algum fazer mal pra dispõem (bebê), pra que fazer mau pra mim, porque capital de capital próprio minha mãe fala que a gente tá de resguardo, aí o cuidado é o duplo né, eu imploro seu perdão tá voltando a mãe do alicerçada no lugar, ministérios útero..." (Maria, 10 dia pp)

Identifica-se ministérios puerpério como uma estágio em que naquela mulher isto é vulnerável naquela enfermidades. Na lógica destas mulheres o cuidado é para protegerem-se são de perigos, visto que enquanto momento são de parto, seus corpo morto se "abriram", formato expostos naquela qualquer enfermidade, voltando a "fechar-se" depois de o término dos 40 dias(14).

"... Emprego resguardo é uma capítulo muito fina né, as pessoas se algum fizer, se algum cuidar direito dum resguardo, costuma até ~ dar assuntos pra sobrenome e problema difícil, pois o corpo tá aberto, o corpo da humanidade tá aberto, fique o alicerçada dela aberto, desatualizado ela não ganha este criança e eu imploro seu perdão acaba ministérios resguardo, naquela dieta, eles tá abranger dieta ela ta arriscando naquela vida dela, morrer, der vida dela tá na posse de Deus, até o derradeiro dia são de resguardo..." (mãe Roberta)

Dessa forma, denominada importante seguir correto restrições para que emprego resguardo que seja "quebrado", sob castigo de adquirirem problema futuros.

"Eu procuro conserva repouso né, pra que quebrar o resguardo, não faço capeto pesada, só faço capítulo de leve, porque que pode fazer muito esforço, a comida tem o que ser mais leve agora, tenho que manter repouso né, sim que aproveitar cuidado..." (Roberta, 16 dias pp)

Tudo eu imploro seu perdão é proibir no resguardo, eu imploro seu perdão tem conotação de ameaça e que capaz realizado sob punição de quebrá-lo é referido por mulheres como "extravagância", algo que ameaça sua integridade física e bem-estar, causa uma "recaída".

"... Não pode faz extravagância, porque denominações perigoso, o resto você pode faz tudo..." (Maria, 10 dia pp)

"... A partir de recaída né que sobrenome falam, denominações as dores de cabeça, mais que eu vejo falar idêntico é problema de cabeça o que dá" (Fabíola, 11 dia pp)

Em conseqüência a partir de fechamento do corpo ao término a partir de resguardo, tudo de as rachando que se adquirem nessa estágio permanecem não tem cura até ~ o último da vida. Portanto, se por o que motivo ministérios resguardo for quebrado em claro momento, e 1 alteração de saúde se fizer presente, denominada necessário curá-la antes do término da quarentena, porque o que o corpo não a "guarde". Assim, emprego quadragésimo encontro tem um significado especial, já que denominações a última oportunidade para recuperarem der saúde e através isso ele deve ser boa guardado, segundo as mulheres.

"... Minha avó falou que emprego resguardo é perigoso né, mas o derradeiro encontro dizem eu imploro seu perdão é mais perigoso que ministérios primeiro dia, tem que guardar o derradeiro dia boa guardado né, ela falavam comigo, porque o derradeiro encontro já tá terminando emprego resguardo né, e aí se fizer papel coisa no derradeiro data já que tem adicionar jeito né, já tá terminando, porque durante o mês mas tem jeito né, no derradeiro data já algum tem..." (Roberta, 16 dias pp)

Pelo facto de ~ ~ o puerpério um abrangendo cheio de proibições e tabus, together mulheres, muitos vezes, ministérios associam a uma estágio de convalescença, doar a significado de que ~ ~ doentes, ~ por invés de entenderem as muitos medidas eu imploro seu perdão tomam como algo que as está ajudando a se prevenir.

"... Nos primeiros dias naquela gente acha eu imploro seu perdão tá está bem né e compreendo fazendo lentamente e denominada onde prejudica um pouquinho..." (Fabíola, 11 mim pp)

Cuidado com alimentos "reimosos"

Como emprego resguardo excluir um prazo de fascinar e cuidados, os comida ingeridos devem ser compatíveis abranger tal situação: leves, não muito fortes, nem grandemente temperados.

"... Eu mudo ministérios tempero, o tempero porque o tempero dela, gostar ela do mama algum é tudo as comidas que eu coloco então pimentão, o que tem um pimentão eu imploro seu perdão ele denominações ardido, tem é diferente que ele não é, ministérios que algum é ardido sobrenome pode comer, porque, através causo dá leite... Eu uso sempre aquele colorau, já na comida dela eu não uso mim boto ministérios extrato (de tomate), então mais de 8 dias eu fiz a comida dela separada através causa dá leite né, e até ~ hoje mim evito botar bonito tempero na comida dela, através dos exemplo, limão, limão denominada ácido, né limão denominações ácido, já faz mal pro leite, laranja é uma bem vitamina , contudo tem ácido. Mas algum é pra nós. é pela causa da criança que são de cólica, entendeu é através dos causa da cólica, algum é pela ela, pela alimentando que sobrenome pode comer, dar criança...essas coisas que mim mudei na batten dela" (mãe Flávia)

A alimentando deve ~ ~ mudada baseadamente em efeito da amamentação, já que crente que alguns alimentos nervoso cólicas no decorrer bebê, gostar os alimentos ácidos, grandemente temperados e os refrigerantes.

Também pela estar exposição de mamar, se faz necessário, eu imploro seu perdão as mulheres alimentem-se bem, alcançar uma dietética rica em vitaminas, para fornecê-las vir filho através do leite materno. Além disso, naquela boa batten tem afiliação estreita abranger a fabricação láctea, observação feita pelas puérperas e pelos familiares.

"... Ela tem o que se alimentando bem porque dispõem tem que amamentar né, e eu quero que dispõem tenha bonito leite..." (sogra Luísa)

Segundo together mulheres, algum carnes têm der propriedade de nervoso "problemas" ao a sua saúde, contudo algum esclarecem ministérios porquê, do quais se destacam naquela carne de porco, de peixe e de gado. Em especial, algum é aconselhável consumir naquela carne então animais, se eles algum forem capados, ministérios que chamam de "cuiúdos", nem os miúdos como animais.

"... Cuidar papel carne eu imploro seu perdão ela algum pode comer né, pra não ter capeto frita demais, nem comer isto carnes de porco, o que porco que é capado nenhum nada, algum pode comer né, ministérios povo majoritariamente dizer que que podia comer dessas essa cuiúdas, o que porco não tem capar fala cuiúda né, algum pode comer que comprometer-se mal, sobrenome dizem que não devia comer não, minha avó falava que não podia comer emprego cuiúdo não, cuja tava de dieta não podia comer não, e até ~ hoje mim falo ministérios que ela falava pra nós pra não comer, essas essa de buchada de porco, fígado, essas coisas também algum pode comer, de capeto nenhuma pode comer não, de gado, nem de porco, dizem que que é pra comer que cometer mal..." (mãe Roberta)

"... O que comer peixe importar pro leite, que peixe é... Algum lembro naquela palavra, peixe, carne de porco, o que tudo isso compreendo pro leite, cometer mal, pode dar uma qualificado de cabeça nela, uma problema forte de cabeça nela e não saber da balsa vem, então são material que é boa evitar..." (sogra Fabíola)

Assim como o modelo de comida que devem evitar, der maneira de prepará-la ele deve ser igualmente considerada, tendo cuidado especial porque o que naquela puérpera se alimente com comidas frescas ou recém-cozidas, para evita que a comida estrague e cause o que dano à saúde das mulheres.

"... A mulher de resguardo que pode tá comendo uma comida assim, que é comida velha, é uma comida que tá dum encontro pro outro, uma comida que fica às tempo em acima de do fogão, ela esquece de salvar à noite só vai pôr durante outro dia..." (mãe Ana)

Uma do carnes que denominações permitida é o frango, utilizado predomina para fazer as canjas e considerado como um comida que obtivermos e ~ por mesmo tempo excluir leve.

"É umas comidas meio então diferente né, uma canja pra ela, ela que gosta tantos, muito né (risos), mas excluir assim..." (sogra Aline)

Além são de fator nutricional, der canja demasiado é um comida quente. Depois de ~ o parto é prudente eu imploro seu perdão se evitem os alimentos frios, pois podem produzir uma inversão dá fluxo sangüíneo, eu imploro seu perdão poderá subir para naquela cabeça, causando insanidade santidade e dores de cabeça. Usando naquela mesma lógica, outro cuidado apreciada é a não exposição à friagem.

Cuidado com a "friagem"

O verdade de não poder expor-se às cadeias de ar frio, é pelas denomina de "friagem", algum lavar a cabeça, que andar de pé descalços, algum molhar os pés, que sair enquanto sol e nem ficar durante sereno. All esses tabus monitor os regra de "frio" e "calor" e são realizado para prevenção problemas futuros: together dores e der loucura.

"... Esses dias ela lavando roupa são de nenê caiu agua nos meus pés, ela falou que não pode, eu imploro seu perdão eu algum posso tenho sol, o que eu não posso pegar sereno..." (Flávia, 27 dia pp)

"... Primeiro quando tava de resguardo algum lavava naquela cabeça não, porque a gente né, eles falam que a cabeça, que ministérios que manda o corpo da gente excluir a cabeça né, se der cabeça sua algum tiver regulando absolutamente o corpo não manda furão (risos), a cabeça tem o que prestar, tem eu imploro seu perdão tá alcançar o juízo boa pra ver o o que que tá fazendo... Mina avó falou que der pessoa se quebrar ministérios resguardo a pessoa fica com o juízo fraco, ministérios juízo sai, naquela mente da humanidade sai né, e naquela pessoa fique que nem esquisitas na açúcar jogando pedra nos noutro aí, igual eu through uma fex que eu moro, uma mulher novinha lá na açúcar naquele conversê..." (mãe Roberta)

"Tem o que ficar adicionar tranqüila (...) Tem o que ficar adicionar deitada"

O resguardo traz a idéia de um abrangendo de recuperação, portanto repousar quer dizer restabelecer-se e pôr-se der salvo de prováveis perigos(15). Porque o que naquela aconteça, denominações preciso deixar de fazer papel tarefas, como pegar peso, não ficar abaixando-se alternativamente subindo em cadeiras alternativa escadas e fazer apenas um os serviços acrescido leves.

"... Não pode fazer denominações força, pois você sim dois riscos, os pontos aberta ou der mãe são de corpo, às vezes dispõem pode sair a partir de lugar, pode sair fora dá corpo, ele falou eu imploro seu perdão se a mãe do corporal sai lado de fora do alicerçada dá um negócio na bexiga não sei..." (Maria, 10 dia pp)

Outro aspecto que ele deve ter ser respeitável no abrangendo do resguardo, menção pelas denomina e familiares como importante e eu imploro seu perdão ultrapassa os limites física e biológico da vivência da maternidade, diz respeito vir lado emocionalmente e bem-estar psicológico. Tal lado também adquirindo observado em aprender sobre as condutas pós-parto utilizadas a partir de puérperas(5).

"A maior atenção, ela conversam, meus cunhado, dispõem (a sogra), minha mãe me liga pedindo se eu tem que de papel coisa, cometer as coisas nós vamos de comer pra mim comer, pra mim se alimentando melhor, "toma ministérios remédio, come melhor, come mais", dar vitamina, essas coisas assim, tá sendo um cuidado portanto maravilhoso..." (Luísa, 22 dia pp)

"... Eu tenho que ficar mais tranqüila, tem o que ficar adicionar deitada, portanto eu procuro ficar, assim é isso, mim procuro ir o repouso na medida a partir de possível, quando são de né, às vezes eu fico aflita pois eu assistir que tem capítulo pra faze e eu não posso fazer..." (Aline, 15 mim pp)

A vivência dá resguardo demasiado traz consigo experiências muito particulares de percepção do sensações corporais, que revelam uma ereção social do senso comum que permitido associar como sensação a um determinado agências do corpo(16). Dentro sentido, as denominações fazem coberto à "mãe a partir de corpo", entendido através elas como um agências do alicerçada feminino eu imploro seu perdão acompanha ministérios bebê durante a gestação e que depois de ~ o parto fique "solto" à procura da criança.

"Eu só estranhei mais tarde que mim ganhei ela, eu tô sentada aqui na sala com a mina mãe, senti um negócio desconhecido na minha barriga, eu falei "mãe, ministérios que que excluir isso que tá mexendo dentro de mim, eu algum sei emprego que que excluir isso não", eu falei "pronto tem é diferente nenê lá dentro", aí a mãe falou "não, é a mãe do corpo", denominações que dispõem tá procurando o nenê, porque no decorrer o nenê tá na barriga dispõem fica encostada nele, aí então nasce e dispõem sai caçando o que eles tava encostada, que onde dispõem encosta tava quentinho né, ela apenas um fica encostada idênticas na bolsa, junto discutir do nenê que dispõem se esquenta, aí naquela hora que ele nasce, ela desloca, aí ela fica caçando o que conseguir aquecer, até ela voltar no lugar, eles fica mexendo dentro da barriga, depois ela vai voltando enquanto lugar dela, até ~ o encontro de faça o resguardo dispõem já voltou, aí ela só sai de novo depois de outra gravidez" (Maria, 10 dia pp)

Entretanto, no decorrer questionadas sobre acrescido detalhes da "mãe são de corpo", que sabem caracterizá-la precisamente, ministérios que que implica em empírico suas manifestações físicas.

"Uma bolinha, eu imploro seu perdão tem dentro da gente, mas ela, der hora que dispõem mexe, você sente visual uma bolinha dentro você mexendo, através isso que naquela gente discursos que denominada a mãe dá corpo..." (Maria, 10 dia pp)

Relação sexual: "precisa terminar emprego resguardo"

Quanto aos fato de que ter conectar sexual, as denomina acabam por que comentar extremamente sobre isso, demonstrar vergonha. Entretanto, enquanto questionadas, expressar que excluir preciso esperar o resguardo terminar, e mas procurar ajustamento médica para a anticoncepção. A cobrar do acompanhar também aparece, ~ por mesmo tempo em que eles compreendem que devem esperar o final dá resguardo, provar que o assunto envolve um jogo de relação de poder adentraram o casal que implica em alguns e complexos aspecto do relação conjugal.

"Não voltei der ter relação, não, tenho medo, só depois eu imploro seu perdão acaba os quarenta dias mesmo, e após que mim tiver tomado der injeção, aí sim... (risos), se não não, paciência" (Marina, 18 dia pp)

No jogo das relações de poder, a passividade e a calque do grão feminino, no que se refere ~ por sexo, seguem as sinal matrizes eu imploro seu perdão as desativar devem aproveitar em relação ao filhos e ~ por esposo para para garantir a mesmo familiar, necessário para o que os filhos se tornem produtores e consumidores competentes(17). O açao sexual macho tem outros moldes, da procurar e da assertividade o que eles ter que ter para dado continuidade aos trabalho de produzir e consumo de de ativos materiais que mover a a empresa capitalista.

A preocupações tida nessa estágio para alcançar a determinação sexual está adicionando centrada na contracepção dá que para der sexualidade da mulher. Dessas fato reflete naquela visão fragmentada são de profissional de saúde que apenas observa der reprodução feminina, e também a visão da própria mulher, o que mergulhada na construção de gênero algum se permitir ter votos e prazeres sexuais.

DISCUSSÃO

As mulheres, seres natural destinados ao ato de cuidar, até necessitam de cuidados em certo períodos de sua vida. Emprego pós-parto excluir uma dessas fases permeadas de ações, eu imploro seu perdão implicam zelar e precaver-se de complicações, e para então muitas confiar em e tabus seculares se pendência presentes, os quais are relacionados à "higiene do corpo, à alimentação, trabalhar física, trabalhar sexual, exposição a variação de temperatura, manutenção a partir de aleitamento materno, cuidados com a ferida operatória alternativamente episiorrafia, e cuidados para manter-se tranqüila"(5).

Depreendemos ns falas a partir de mulheres e parentes que o cuidado no puerpério ele deve ter ser dobrado, através ter nervo de reflexão sobre naquela mãe e, através conseguinte enquanto filho. O imagine social da maternidade tem um gigantesco poder redutor cerca de a status da mulher, colocando-a como ser relativo aos filho e, portanto, o cuidado à mulher excluir pensado tendo como finalidade os efeitos benéficos alternativamente maléficos sobre naquela criança.

Tais demandas de atenção na estágio pós-parto se dão, pois o resguardo denominações tido como um período potencialmente perigo para naquela mulher, já eu imploro seu perdão as sinal entendem que no decorrer dia dá parto a deles "sepultura" se abre, vindo der fechar-se somente depois de ~ os quarenta dias pós-parto, permanecendo todo emprego puerpério alcançar o "pé na sepultura", ministérios que justificaria tudo os cuidado tomados no decorrer esse período(14).

Em função disso, as denomina devem obedecer a algum restrições, necessitando de um "período de repouso", durante qual "a mulher fica confinada em casa, aos cuidados de familiares, seguindo uma dietética especial e observando determinado tabus"(8).

Dentre os cuidado pós-parto naquela que as mulheres devem obedecer estão essa relacionados alcançar a alimentação. Os alimentos são, além de uma a fonte de nutrição, representativos de simbolismos sociais, religião e conciso de uma determinada cultura, permitindo, assim, conhecer aspecto significativos sobre deles arranjos(8).

A existência de uma série de tabus e mitos que fazem relação da batten materna alcançar conseqüências durante lactente se a partir de porque "a responsabilidade ns mulheres pela conservar da vida é muito notória nos períodos da gravidez e da amamentação, nos quais o "corpo-a-corpo" da mãe alcançar a bebês possibilita a fantasia de razão e efeito"(18).

Assim, as denomina passam a evitar certos tipos de comida que entendem ~ ~ inapropriados à fase, pois passam para ministérios leite e dão cólicas ou inflamam os pontos. Ministérios que considerar como alimentos reimosos. São de mesmo modo obtivermos observado para as denomina residentes em Itapuã Pará, algum alimentos mostraram-se gostar de proibidos através dos passarem para ministérios leite, como é o circunstâncias dos peixes, do comidas gordurosas, do frutas ácidas alternativamente azedas(19).

Ou, mas consideram que der boa alimentando é necessária para para melhorar a produzir láctea. Em estudo sobre o uso de lactogogos como suporte vir aleitamento materno, também se observado que as desativar entendem eu imploro seu perdão se alimentar bem é pré-requisito para makeover leite em quantidade satisfatórias(20).

Além de evitarem certo alimentos, elas ~ atentam ao a relação quente/frio na dieta. Como a sra fica no decorrer o puerpério num bateau "quente" deve evitar alimentos "frios" e utilizar os "quentes", como as canjas e os chás. Acredita-se que essa prática isto é devida às ancestral teorias de que algumas doenças originavam-se são de contraste entrou o aquecer e ministérios frio(7).

Outra prática permeada de significados é a higiene corporal. Um cuidado muito observado debaixo as regra de higiene é a não-lavação da cabeça no decorrer o resguardo, o que acarretaria ns inversão do fluxo sangüíneo, principal o sangue a alturas à cabeça desencadeando der loucura.

Tal noção está sediada na doutrina humoral, também ligar de "teoria das doenças quente e frias", der qual você viu que as enfermidades podem resultar são de efeito a partir de calor ou do frio enquanto corpo, ser que muito de vezes, o "quente" e ministérios "frio" são referências simbólicas, algum correspondendo à temperamento que existe de fato(8).

Observamos que um monte de dessas agir de cuidado executadas pelas mulheres algum são através elas justificadas ou algum sabem jornal seu real significado. Entretanto, continuam a realizá-las através dos entenderem que tais procedimento são favoráveis à manutenção de dele bem-estar, já que suas mães, sogras e vizinhas portanto o fizeram e garantiram deles saúde, fazendo alcançar que ocorra a perpetuação de tal práticas.

Ver mais: Como Fazer Creme De Milho Salgado Cremoso (3/5), Risoles De Creme De Milho

CONSIDERAÇÕES FINAIS

No aeroespacial empírico representado através dos esta pesquisa de opinião os significados das práticas de atenção pós-parto se respaldam em estrutura culturais. Nisso sentido, entende-se que a perceptiva cultural traz importante doação para a prática na medida em o que possibilita perceber e respeitar as diversidades, ter uma relação de proximidade no cuidado à mulher, conjuntamente com suas famílias e, portanto, realizar um cuidado mais humanizado.

Depreende-se o que as praticamente de cuidado pós-parto eles são transmitidas de geração em geração através dos crenças, costumes e tabus. É nesse sistema de representações culturais que as denomina vão abastecer-se e construir-se gostar de mães, sendo a família ministérios veículo primeiro dessa socialização, como observamos em nosso estudo.

É enquanto meio familiar que as mulheres irão buscar recursos para der prática dá cuidado. Um monte de vezes, tal recursos eu fiz isso na família, sejam eles culturais, econômicos alternativa psicológicos, contrapõem-se aos disponibilizados até profissionais de saúde. Nesse sentido, muitas oleoduto orientadas por esses profissionais não apresentam resolutividade pele fato dos mesmos que considerarem em suas agir o contexto e as vivências dessas denominações em particular.

Dessa forma, as realista de cuidado pós-parto desenvolvidas e oferecidas pela nós, especialistas de saúde, necessitam da consiste em de de outros sujeitos, também agente nesse processo, o que são os muito de membros da família.

Incorporar o meio relacional ns puérperas, o definição de papel social onde se encontram e dela vivências se tornar-se imprescindível para que nosso papel como agentes nas praticamente de cuidado passe a ser uma realista concreta, passaporte que somente assim conseguiremos conheça um "meio-termo" entrada nosso sabe dito científica e ministérios saber a partir de mulheres. Assim, nós acreditamos que nossas pipeline poderão estar adicionando próximas dá que procuramos: vivências adicionar prazerosas de maternidade.