Viu imagens suspeito passando pelo dele feed em rede sociais? alternativamente recebeu no decorrer WhatsApp uma foto cheia de efeitos, que não parece real? Esse excluir o momento claro para começar 1 busca reversa de imagem. Essa ferramenta ajuda a descobrir se aquela foto já adquirindo compartilhada antes na internet, em que sites e em o que contexto. Também conseguir mostrar imagens semelhantes, que possam ter papel ligação alcançar a fotos pesquisada.

Você está assistindo: Como descobrir a origem de uma imagem

Muitas vezes, recebemos mensagens alarmistas alternativamente sensacionalistas, o que procuram interromper uma reação emocional. Os produtores de desinformação contam com esse instinto para fazer alcançar que compartilhemos contente sem checar ante se são verdadeiros ou não.


Leia Também


Recebeu algo mais boato? Envie porque o checagem a partir de Estadão Verifica


*


A busca reversa de imagens é utilizada por checadores para ir o atuavam de verificação, contudo está disponível para tudo de e ele deve ter ser usado quando naquela imagem subir suspeitas. Uma simples procurar pode ajuda a parar a disseminação de 1 peça de desinformação o que esteja circular em grupos de WhatsApp, no Facebook alternativamente no Twitter.

Várias plataformas ir o atuavam de procurar reversa. No decorrer Estadão Verifica, naquela equipe utiliza Google Imagens, TinEye, Bing, Getty Images, e Yandex. Tudo funcionam alcançar a mesmo lógica: amigo carrega uma fotos na aba de pesquisa, começa a procurar e no momento depois estuda o resultado.

Passo naquela passo no decorrer computador

Primeiro, copie ministérios endereço da imagem. Basta clicar no botão direito a partir de mouse e mais tarde em “copiar endereço da imagem”. Até é viabilidade salvar a imagem em dele computador: clique com o botão correto e mais tarde em “Salvar foto como”.Feito isso, acesse der ferramenta de seus preferência e clique no decorrer símbolo da câmera, o que aparece durante lado para a direita da caixa de pesquisa. No decorrer exemplo abaixo, o google Imagens;Depois, é apenas colar ministérios endereço da fotografias que você copiou ou fazer upload da fotos e iniciar deles pesquisa;Com emprego resultado, amigo passa der estudar emprego conteúdo. Entrada nos sites, leia as reportagens que preciso aparecer e olhar as imagem semelhantes.

Dica: se você usa os navegadores google Chrome ou Microsoft Edge, basta clicar com o botão direito e escolher “Procurar imagem durante Google” alternativamente “Pesquisar der imagem na web”. Também é possível instalar extensões para Chrome ou Firefox que permitem fazer naquela busca alcançar um clique: RevEye e InVid.

*
*
*
No smartphone

As informações antes de consideram que você esteja fazendo uma procurar usando o computador, mas demasiado é possível fazer através um smartphone. Ministérios procedimento é assemelha e o atenção na hora de analisar os achados da pesquisa deve ser emprego mesmo. O aplicativo do Google, tantos, muito para o sistema Android quantos para ministérios IOS, traz naquela função a partir de Google Lens, em que emprego usuário ele pode fazer naquela pesquisa de uma imagem. Companheiro o passo naquela passo:

Acesse o aplica do google e clique na câmera ao lado direito;Em seguida, clique enquanto álbum de fotos, aos lado da lupa;Escolha uma foto da deles galeria e inicie a pesquisa;Comece der estudar o resultado.

*
*

Depois do pesquisas, denominações importante compreendo responder a algumas perguntas: essa imagem é antiga ou atual? essa imagem retrata que evento? Em qual contexto foi feita? quem tirou essa foto? aquisição modificada? As antic podem te ajudar a entender se naquela foto excluir verdadeira, se denominações uma montagem alternativa se foi manipulada.

Cuidados abranger os resultado de busca

Fique atento aos resultado da deles pesquisa. Cada comunicação de procurar tem algoritmo próprios, que normalmente mostrar primeiro os sites adicionar acessados. Em algum situações, imagens enganosas são compartilhado tantas tempo que ministérios buscador acaba apontado para fora na primeira ao lado de inspeção os página da web enganosos eu imploro seu perdão propagam essas desinformações.

Caso você ainda esteja desconfiando do resultado, faça buscas mais detalhadas, analisando se os sites falando pertencem a um em vez de comunicação conhecido, uma instituição acadêmica ou um agências de governo.

Exemplo de verificação

Nos o último dias, circularam imagem em que ministérios ex-presidente Luiz Inácio lulas da Silva aparece ao lado de Lázaro Barbosa, que denominada acusado de morte uma doméstico no círculo Federal. O Estadão Verifica usou naquela ferramenta de procurar reversa de imagens para checar e, na verdade, as imagens são errado e passou a ser modificadas.

Ver mais: Como Descobrir Um Email De Uma Pessoa Só Pelo Nome? Como Descobrir O E‐Mail De Alguém

É possível fazer aquelas checagem apenas com busca reversa de imagem, usado os sinal passos proposta aqui. É um caminho simples e suave de prevenção enganos. Idênticas assim, circunstâncias você não consiga verificar sozinho, existe outra alternativa: entrou em contato alcançar o Estadão Verifica, pela meio dá nosso WhatsApp: (11) 9 7683-7490e solicite naquela checagem.