A cirurgia de catarata (ou operação de catarata) excluir um procedimento cirúrgico o que visa o curar da catarata ocular. Emprego único procedimento alternativa tratamento acessível para a catarata é a cirurgia.

Você está assistindo: Como é feito a cirurgia de catarata

Existem muitos tipos de catarata sendo a senil a adicionar frequente e a que isto é relacionada abranger o envelhecimento afetando, habitualmente, o idoso. Outros tipos de cataratas, designadamente naquela congénita, a subcapsular (posterior e anterior), a cortical, naquela nuclear, a traumática, entrou outras, contudo menos frequentes também possuem uma importante incidência na população.

Nem tudo as cataratas possuem indicação cirurgia (necessidade de realizar cirurgia) como por exemplo, a catarata incipiente. O médico oftalmologista, sediada nos exames oftalmológicos, adentraram outros dados, deve decidir juntamente abranger o doente a necessidade de cirurgia alternativamente quando operar a catarata.

A operação da catarata é ns técnicas cirúrgicas oculares que mais se tem desenvolvido no mundo e Portugal algum foge à regra. Atualmente, estamos a viver der era da operação de catarata através ultrassons. Veja, de seguida, as vantagens da utilização isto técnica cirúrgica.


Facoemulsificação

A cirurgia de catarata por facoemulsificação consiste para procedimento cirúrgico eu imploro seu perdão permite der extração (“aspiração”) da catarata por de ultrassons (veja imagens).


*

Esta tecnologia utiliza ultrassons de alta precisão ao emulsificar emprego núcleo, afrouxou a explorar da catarata. Veja acrescido informação sobre catarata e função do cristalino, para melhor apresentação em que isso consiste de a facoemulsificação.

A cirurgia de catarata pela ultrassom (facoemulsificação) ofertas enormes progresso o que naquela torna, substancialmente, diferente da cirurgia de catarata tradicional.


A cirurgia é feita através de ultrassons de alto precisão, sem abertura corneana, transformando der operação de catarata num processo refrativo, oferecendo ~ por doentes excelentes resultado visuais e refrativos, tudo apenas um num tratamento, tornando o eu vou menos dependente de óculos. Além disso, uma series de outros aspetos caracterizar a cirurgia através dos facoemulsificação, designadamente a alto precisão, previsibilidade e reprodutibilidade, tornando isto é intervenção cirúrgica adicionando segura.

São inúmeras as mérito da facoemulsificação na operação de catarata, em outras palavras a capacidade de utilizar ferramenta cirúrgicos dentro a partir de olho, alcançar um diâmetro inferior naquela um milímetro, incapazes teoricamente de induzirem astigmatismo corneano.



Lente intra-ocular na operação de catarata

Na operação de catarata através dos facoemulsificação, depois de retirado todo o cortex e o núcleo cristaliniano procede-se vir implante de 1 lente intra-ocular (LIO) no lugar que, anteriormente, ser estar ocupado pele cristalino, adicionando propriamente dentro do saco capsular.

Essa lente intra-ocular possui uma determinado potência, calculado nos exames pré-operatórios (biometria) e eu imploro seu perdão substitui os óculos para a eliminar de longe em algum casos. Se forem usado lentes intra-oculares especial (premium), bifocais ou trifocais, o eu vou pode até ficar independente a partir de uso de óculos em todas as distâncias, de perto, intermédio e longe com resultados ótimos e previsíveis.

Atualmente, existir vários tipos de lentes para cirurgia de catarata, tendo para uma determinado indicação a partir de as doença do olho, preferência são de doente e indicação a partir de médico oftalmologista.

As lentes você pode corrigir, em simultâneo, naquela visão apertado e de longe, emprego astigmatismo alternativamente simplesmente restituir naquela visão eu imploro seu perdão o ferir tinha antecipadamente desenvolver cataratas.


Riscos,complicações na cirurgia de catarata

A cirurgia de catarata através dos facoemulsificação à o mesmo de que outra trabalhar possui alguns riscos e complicações eventuais que devem ser acautelados. Como vimos anteriormente a facoemulsificação apresenta uma alto precisão, previsibilidade e reprodutibilidade, tornando isto é intervenção cirurgia segura, evitando, assim, riscos e complicações várias. Contudo, as habilidade de facoemulsificação algum estão libertado de riscos, presente suscetíveis de papel complicações que eles podem fazer comprometer der visão, a saber: queimadura da córnea, traumatismo da íris, rutura da cápsula posterior, derrota de vítreo, edema macular cistóide, infeções e astigmatismo induzido.

Uma a partir de complicações frequentes denominada a opacificação da cápsula posterior passados alguns meses ou mesmo a idade após cirurgia de catarata. A opacificação ocorre em abrangendo 30% a partir de olhos submetidos à operação de catarata, provocando derrota de visão. Em algum doentes, a opacidade pode tornar-se em vez densa e provocar diminuir de visão considerável. Em algum casos a perda de visão pode ser tão alto como der que existia com a catarata original.

Embora algumas pessoas chamem à opacificação da cápsula traseira “segunda catarata” alternativa "catarata secundária", na realidade, algum é 1 catarata. No decorrer a catarata é removido cirurgicamente algum volta a ocorrer der opacificação são de cristalino. Der capsulotomia yag laser permitido tratar naquela opacificação da cápsula posterior dá cristalino pela de laser Nd: YAG.

Saiba, aqui, tudo cerca de capsulotomia YAG laser.

Os resultado da operação da catarata pela facoemulsificação só serão excelentes, mediante der conjugação de muito de fatores, der saber: emprego doente deve ser selecionado através de boa história clínica e perfeita observação; o calcular da lente intra-ocular eu tenho que ~ ser realizado pela técnico capacitado para dessas e por de um biómetro de final geração gostar o IOL mestre (infravermelhos); eu tenho que ~ ser usadas lentes intra-oculares de última geração (lentes prémium); eu tenho que ~ ser usadas técnicas cirúrgicas de microincisão que algum induzam astigmatismo e cirurgiões abranger experiência quer a partir de ponto de vista técnico quer do ponto de vista do compreendo das indicações cirúrgicas.


Pós operatório na cirurgia de catarata

Na operação de catarata, emprego pós operatório excluir de uma formato geral isento de complicações desde a que ~ ~ seguidas algumas recomendações essenciais são de médico oftalmologista.

A cirurgia de catarata dura em médio 10 minuto e naquela anestesia excluir realizada alcançar colírios tópicos (gotas), possibilitando aos doente regressar a casa 30 minutos após a cirurgia e no data seguinte alcançar todas as tarefas, praticamente, de formato normal (pós operação de catarata).

Na cirurgia de catarata são necessários algum cuidados durante pós operatório de modo naquela evitar complicações. Depois de ~ a cirurgia, ministérios doente deverá utilizar colírios de acordo com indicação a partir de médico oftalmologista, no intuito de evitar infeções alternativamente inflamações e eu tenho que ~ fazer repouso parentes nas primeiras 12 horas, dental é, algum deverá sujeitar-se der esforços físicos, evitando complicações no pós operatório.


Recuperação na operação de catarata

A recuperação de operação de catarata por facoemuslsificação é muito rápida, visto está dentro realizada com anestesia tópica em ambulatório (os doentes que necessitam de internamento).

Comparativamente abranger os acrescido antigos, o uso são de aparelhos de facoemulsificação adicionando recentes, reduzem o aquecer e der vibração na ferida corneana, diminuindo a hipótese de rutura capsular, requerendo então incisões corneanas menores, permitindo uma ao melhor e adicionando rápida recuperação depois de a cirurgia.

A lazer visual depois de operação de catarata através dos facoemulsificação denominações quase imediata, isto é, coloquial a visão são de doente às 24/48 horas (um der dois dias) atinge os valores decimais máximos. Além da recuperar visual rápida, der convalescença dentro doentes denominações muito curta, tornando o tempo de recuperação grandemente reduzido, posso inclusivamente emprego doente ao outro encontro da operação gara praticamente uma destino normal.


Cirurgia de catarata a laser

A cirurgia de catarata a laser ~ é possível, contudo esta tecnologia mas não se impôs em relação à facoemulsificação, uma giradas que é acrescido demorada, pode combustão a córnea e em cataratas abranger certa dureza algum atua.

Existe também papel confusão relativamente à utilização da tecnologia laser nas cirurgias oculares, através vezes originada pele uso são de laser nas operação refrativa. Pela isto, a operação de catarata através facoemulsificação é também, frequentemente, apelidada pelos doentes de “cirurgia de catarata a laser”. Contudo, isso é designação não é correta, lá na facoemulsificação elas utilizados ultrassons e não laser.

A facoemulsificação é atual a tecnologia acrescido avançada na cirurgia da catarata.


Quanto custa uma cirurgia?

O despesa da cirurgia de catarata varia de acordo abranger o modelo de lente intra-ocular (LIO), o subsistema (ex. ADSE, etc) alternativa plano de inválido de saúde dá doente, entrada outros.

Apenas o Médico Oftalmologista poderá estimar o avaliada da operação, depois de ~ avaliação em consulta.



eleger o seu concelho * Abrantes Águeda Aguiar da fronteira Alandroal Albergaria-a-Velha Albufeira Alcácer a partir de Sal Alcanena Alcobaça Alcochete Alcoutim Alenquer Alfândega da calendário Alijó Aljezur Aljustrel Almada Almeida Almeirim Almodôvar Alpiarça Alter a partir de Chão Alvaiázere Alvito amadora Amarante Amares Anadia Angra dá Heroísmo Ansião Arcos de Valdevez Arganil Armamar Arouca Arraiolos Arronches Arruda dos Vinhos Aveiro avias Azambuja Baião Barcelos Barrancos Barreiro combater Beja Belmonte Benavente Bombarral bexiga Boticas Braga Bragança Cabeceiras de Basto Cadaval Caldas da queer Calheta (Madeira) Calheta (São Jorge) sala de Lobos Caminha área Maior Cantanhede Carrazeda de Ansiães Carregal do Sal Cartaxo Cascais Castanheira de Pêra Castelo branco Castelo de Paiva castelo de Vide castro Daire castro Marim castro Verde Celorico da fronteira Celorico de Basto Chamusca chave Cinfães Coimbra Condeixa-a-Nova murcho Coruche Corvo Covilhã Crato cuba Elvas Entroncamento Espinho Esposende Estarreja Estremoz Évora Fafe Faro Felgueiras Ferreira são de Alentejo Ferreira são de Zêzere Figueira da foz Figueira de castelo Rodrigo Figueiró no Vinhos Fornos de Algodres Freixo de faca à Cinta fronteira Funchal Fundão Gavião Góis Golegã Gondomar Gouveia Grândola assegurar Guimarães Horta Idanha-a-Nova Ílhavo Lagoa (Algarve) Lagoa (São Miguel) lago Lajes do Flores Lajes do cume Lamego Leiria lisboa Loulé Loures Lourinhã Lousã Lousada Mação Macedo de cavaleiros Machico Madalena Mafra maya Mangualde Manteigas em março de Canaveses Marinha grande Marvão Matosinhos Mealhada Meda Melgaço Mértola Mesão Frio Mira Miranda a partir de Corvo Miranda a partir de Douro Mirandela Mogadouro Moimenta da fronteira Moita Monção Monchique Mondim de Basto Monforte Montalegre Montemor-o-Novo Montemor-o-Velho Montijo Mora Mortágua Moura Mourão Murça Murtosa Nazaré Nelas Nisa nordeste Óbidos Odemira Odivelas Oeiras Oleiros Olhão Oliveira de Azeméis Oliveira de Frades Oliveira do área Oliveira a partir de Hospital Ourém Ourique Ovar Paços de ferreira Palmela Pampilhosa da Serra paredes Paredes de Coura Pedrógão grande Penacova Penafiel Penalva do castelo Penamacor Penedono Penela Peniche peso da régua Pinhel Pombal gorjeta Delgada Ponta a partir de Sol ponte da Barca perna de Lima ponte de Sor Portalegre Portel Portimão porta Porto de Mós porto Moniz porta Santo Póvoa de Lanhoso Póvoa de Varzim Povoação costa da vencer Proença-a-Nova Redondo Reguengos de Monsaraz Resende Ribeira bravas Ribeira de punição Ribeira compridas Rio maior Sabrosa Sabugal Salvaterra de magos Santa Comba dão Santa a cruz Santa superar da graciosa Santa a cruz das flor Santa maria da justa Santa Marta de Penaguião Santana Santarém Santiago a partir de Cacém saint Tirso eles são Brás de Alportel São joão da bosques São joão da Pesqueira São peter do sulista São Roque do auge São Vicente Sardoal Sátão Seia Seixal Sernancelhe Serpa Sertã Sesimbra Setúbal Sever do Vouga Silves Sines Sintra Sobral de feixes Agraço Soure Sousel pellet Tabuaço Tarouca Tavira terras de Bouro tomar Tondela torres de Moncorvo Torres novo Torres Vedras Trancoso Trofa Vagos vale de Cambra Valença Valongo Valpaços Velas Vendas novas Viana são de Alentejo Viana do trancar Vidigueira Vieira são de Minho cidade de Rei cidade do Bispo vila do Conde vila do Porto cidade Flor aldeia Franca de Xira vila Franca a partir de Campo vila Nova da Barquinha aldeia Nova de Cerveira aldeia Nova de Famalicão aldeia Nova de boca Côa vila Nova de Gaia aldeia Nova de Paiva aldeia Nova de Poiares cidade Pouca de Aguiar cidade Real aldeia Real de saint António cidade Velha de Ródão aldeia Verde aldeia Viçosa Vimioso Vinhais Viseu Vizela Vouzela

Autor: Prof. Doutor Manuel Monteiro, médico oftalmologista (NOM 26903).


Siga-nos na rede social Facebook e receba em formação atualizada para os temas de saúde que acrescido lhe interessam.

Ver mais: Como Fazer Sagu Com Vinho E Leite Condensado Receita Por Ronaldo Kurita

*


O trabalho em rede e a cooperação são para nós de capitalistas importância, pois acreditamos que coletivo seremos cada vez acrescido fortes.