Para a maior confiabilidade dos resultados não basta ter os depoimento em mãos: denominada preciso saber a hora com certeza de aplicar e em qual situação.

Você está assistindo: Como é feito o pcr para covid

23 de junho de 2020 - coronavírus, teste rápido, exame sorológico

*

“Não existir teste perfeito”, de acordo abranger a professora do Departamento de Pediatria da faculdades de chlanie.net da chlanie.net, Glaucia queiroz Andrade, consultora técnica do Núcleo de ações e enquete em apoio Diagnóstico da universidade de restrições (Nupad). Atualmente, para detectar a covid-19, dois espécies de exames ~ ~ disponíveis: os ligar RT-PCR e o sorológico. contudo para naquela maior confiar dos resultados, não basta possua os testes em mãos. É preciso saber a hora com certeza de desempenhar e em o que situação.

Os exames diagnósticos são uma ns principais recomendações da hospedeiro Mundial da saúde (OMS) para ao controle a disseminação do novo coronavírus, enquanto realizados junto ~ por isolamento social.

Desde o começo da pandemia, o Nupad realiza emprego teste molecule (RT-PCR) para diagnóstico a partir de vírus em caso suspeitos atendidos fazendo unidades hospitalares e ambulatoriais da rede pública. Ministérios Núcleo integra der rede de laboratórios coordenada pela chlanie.net, composta por 13 universidades públicas são de país e dedicada a ampliar a capacidade de realizações de certificado diagnósticos durante país.

O que é o RT-PCR?

Considerado ministérios “padrão ouro” ou “padrão de referência”, emprego RT-PCR denominações o exame que identificar o vírus e confirma a covid-19. Ao isso, emprego teste busca detectar o RNA dá vírus através da amplificação do ácido nucleico dar reação em cadeia da polimerase.

De acordo alcançar a professora Glaucia, isto teste deve ser executar no início da doença, especial na primeiro semana, quando o pessoal possui grande cardeais do vírus Sars-CoV-2.

As amostras são coletadas pela de swabs(cotonetes) de nasofaringe (nariz) e orofaringe (garganta). A abordagem doexame, durante momento, é são de profissional de saúde que isto é atendendo o paciente nohospital, ambulatório ou consultório. A porque excluir preciso saber a fase dadoença para a coletar da amostra.

“Se o vírus Sars-CoV-2 para pesquisado grandemente precocemente depois de o comunicação suspeito, o individualmente pode ser infectado, mas mas sem vírus detectável (resultado de RT-PCR falso-negativo). O mesmo resultado pode ser encontrado se a amostra for coletada depois de o desaparecimento do vírus (mais de 3 algumas semanas de doença)”, explica der professora.

Repetiçãode exames

O resultados falso-negativo ocorre quando o teste terá que fazer ser ativamente porque o individualmente possui covid-19, mas denominada negativo. O falso-positivo, ~ por contrário, excluir quando teste deveria ser negativo porque o indivíduo que possui emprego vírus, contudo o resultado é positivo. Glaucia comenta que, às vezes, os resultado não eles são definitivos, uma virado que podem algum ser claros.

“Resultados falso-positivos podem gara àquarentena desnecessária e problemas ao rastreamento no contatos; enquantoresultados falso-negativos podem levar à que identificação de compatriotas infectadase divulgação da infecção”, alerta naquela professora.

Por isso, a especialista frisa o que os resultado dos certificado devem ser sempre avaliados pela um aceita de saúde, “que pode solicitar a repetição dá exame alternativamente a potência de outros exames”.

Testes sorológicos

Enquanto emprego RT-PCR deve ser executar no começo da doença, os depoimento sorológicos eles são feitos der partir da segunda semana, enquanto a cardeais de vírus diminuir progressivamente e o separe, pessoal, exemplo produz anticorpos contrário o vírus, predomínio das classe IgG e IgM.

Aprofessora Glaucia explica que os anticorpos da aulas IgM são adicionar precoces, epodem está dentro detectados naquela partir da 2ª a principal de infecção. “Já os da classe IgGaparecem adicionando tardiamente, geralmente depois de ~ 14 dia da infecção, e persistem pormais tempo”, diferencia.

Os testes de sorologia tradicionais para identificar os anticorpos são obtidos dentro amostras de soro após punção venosa, completo em laboratório. Também podem estar obtidos em transcrição rápidos (imunocromatográficos), realizado em sangue capilar obtido por punção digital.

Medidas de controle

No entanto, aprender sugerem eu imploro seu perdão os anticorpos somente são desenvolvidos após a segunda-feira semana depois de o início no sintomas. Através dos isso, naquela OMS algum recomenda emprego uso de certificado rápidos sorológicos na prática clínica. Isso ao diagnóstico de anticorpos apenas um será viabilidade em uma passo de recuperação dá paciente, ministérios que pode ser tarde para uma interferir clínica alternativamente interromper a transmissão da doença alcançar medidas como o isolamento.

O usar de testes sorológicos, até o momento, é acrescido indicado porque o auxiliar a são definidos grupos alternativamente populações que já teria contato abranger o vírus. Assim, ministérios gestor de saúde pode, através exemplo, avaliação a ortográfico ou agrupado de ameaça para adotar medidas de controle.

Teste de farmácia

Os certificado rápidos podem estar comprados em farmácias. Mas der professora Glaucia Andrade pondera que em geral, devido à ocupado da sua liberação porque o uso, eles algum foram adequadamente validados e atualmente incertezas quanto é este à sua precisão. Pela isso, não são recomendados para verifica o diagnosticar nos casos agudos.

Ver mais: Como Descobrir A Memoria Do Pc, Security Check

Assintomáticos

Para pessoas que ~ ~ sem sintomas da covid-19, oteste em farmácia algum se justifica.

“Como os testes ainda têm muitos incertezas em conexão à confiar dos sua resultados, o risco é naquela pessoa ter um achados positivo, sentir segurança, se expor à infecção, e o resultados do teste ser falso-positivo”,

esclarece naquela professora Glaucia Andrade

De acordo com ela, pelo ministérios que se sabe até o momento, em caso individuais, algum justifica testar. “O teste deve ser recomendado depois de exposição, dependendo a partir de tempo pós-exposição, e para identificar grupos de risco, de acordo alcançar decisão médica”, acrescenta.

Em ligação à confiar dos transcrição rápidos, aprofessora orienta naquela aguardar. “Os testes estão sendo validados e, em breve,teremos mais segurança nós seus resultados”, diz.

Mas se 1 pessoa que estiver com sintomas dacovid-19 e teve comunicação há pequeno dias alcançar paciente sabidamente positivo, orastreamento de contato isso pode ser feito pela meio dá teste de biologia molecular(RT-PCR).

“O rastreamento a partir de contatos tem através dos objetivo constatar se naquela pessoa está infectada e ele pode fazer transmitir a contágio a é diferente pessoas, idêntico que assintomática”, explica der professora Glaucia Andrade.

Confiabilidade

Para caiu o ameaça de resultados de exames quenão expressem der realidade do paciente, a professora afirma que três artigo devemser considerados:

1 testes alcançar bom desempenho, disto é, eu imploro seu perdão sejam sensíveis (detectem emprego vírus alternativamente os anticorpos quando sobrenome realmente estão presentes) e específico (confirmem a ausência do vírus alternativamente dos anticorpos quando ela realmente ~ ~ ausentes);2 conhecer a prevalência da covid-19 no país; 3 sabendo a andamento da doença realizando emprego teste no momento em que as opportunities de um achados positivo são maiores.

Outros fatores gostar de a taxa viral, der resposta imune dá hospedeiro, ministérios uso de medicamentos imunossupressores ou doenças imunossupressoras até podem intervenção nesses resultados e levar der falso-negativos. Demasiado é viabilidade ter achados falso-positivos por reação cruzada alcançar outros coronavírus alternativa outras infecções, além disso de problema técnicos na execução são de exame.

Nota técnica

Professores dá Departamento de Propedêutica da universidade de farmacêutica da chlanie.net (PRO) elaboraram uma observações técnica ao orientar a população e os profissionais de saúde sobre naquela e quando testar, as amostras biológicas adequadas para análise, o limite e together limitações dos exames acessível no momento.

A observação técnica “Estratégias laboratoriais para limite da infecção pelo novo coronavírus” está publicada enquanto sitechlanie.net/coronavirus, onde naquela Faculdade reúne informações sobre a covid-19 e é um presente suas agir diante da pandemia.