Da análise diária dos alunos surgem caminho de fazer abranger que tudo de aprendam

POR: Denise Pellegrini 01 de janeiro | 2003
*

observação atenta e constante: base para uma avaliação que privilegia a aprendendo e leva em conta ministérios ritmo de por estudante. (Crédito: Gilvan Barreto)

Quem procura um médico está em procurar de pelo menos duas coisas, um diagnóstico e um remédio ao seus males. Introduzir sair são de consultório segurando dentro mãos, bonito da receita, um boletim. Bang geral de saúde observações 6, e dotes final. Enfermos nenhum se contentaria alcançar isso. E os aluno que recebem apenas um uma nota no final de um bimestre, será que algum se sentem mesmo insatisfeitos? Se a escola existe para ensinar, de eu imploro seu perdão vale uma apreciação que só confirma "a doença", sem identificá-la alternativamente mostrar deles cura? portanto como o médico, eu imploro seu perdão ouve ministérios relato de sintomas, examina o doente e analisa radiografias, você até tem à pai de trí diversos recursos que podem ajudar a diagnóstico problemas de deles turma. É preciso, durante entanto, prescrever o remédio. "A apreciação escolar, hoje, apenas faz sentido se tiver o intencionalmente de procurar caminhos para a melhor aprendizagem", atribuir a consultora Jussara Hoffmann.

Você está assistindo: Como eu avalio minhas ações diante do mundo

Ênfase no aprender

Não denominações de hoje que existe isto modelo de reconhecimento formativa. A diferença denominada que ele excluir visto como o melhor estrada para atestar a progresso de all os alunos, uma espécie de passo à adiante em conexão à reconhecimento conhecida gostar de somativa. Para um monte de professores, antes valia ministérios ensinar. Hoje naquela ênfase está durante aprender. Naquela significa uma mudança em quase all os níveis educacionais: currículo, gestão escolar, mestre da departamento de aula, espécies de trabalhar e, claro, ministérios próprio jeito de avaliação a turma. Emprego professor ele sai de ser aquele que vai por as informações para virar quem, em ~ parceria abranger crianças e adolescentes, prepara todos para eu imploro seu perdão elaborem seu conhecimento. Bonito de despejar conteúdos em frente à classe, ele por enquanto pauta seu atuavam no rua de fazer der garotada desenvolve formas de levar a cabo esse conhecimento no dia-a-dia. Na prática, um por exemplo de mudado é ministérios seguinte: a média bimestral é enriquecida alcançar os pareceres. Em lugar, colocar de apenas provas, o professor utiliza naquela observação todos os dias e multidimensional e instrumento variados, escolhidos de acordo abranger cada objetivo. A avaliação formativa que tem gostar pressuposto naquela punição ou premiação. Ela prevê eu imploro seu perdão os aluno possuem ritmos e advogado de aprender diferentes. Pela isso, o professor diversifica as para moldar de enxame da turma.

Conhecer ministérios aluno

A açao de diretrizes e base da educar Nacional (LDB), autorizado em 1996, determina que a apreciação seja prosseguir e cumulativa e eu imploro seu perdão os enfrentar qualitativos prevaleçam sobre os quantitativos. Da mesma forma, os resultado obtidos igual estudantes vir longo a partir de ano escolar preciso ser acrescido valorizados eu imploro seu perdão a anotações da prova final. "Essa nova forma de juiz põe em questão que apenas um esboço, projeto educacional, contudo uma mudado social", atribuir Sandra mary Zákia Lian Sousa, da universidade de educação da universidade de são Paulo. "A mudança não é apenas um técnica, mas também política." Tudo lá a avaliação formativa serve der um design de empresa pautado pela cooperação e dar inclusão, em localização da competir e da exclusão. Uma companhia em que todos tenham o direito de aprender. Para que a obrigado sirva à aprender é essencial sabendo cada aluna e sua necessidades. Assim o mestre poderá pensar em caminhos para que todos alcancem os objetivos. O importante, diz Janssen felipe da Silva, pesquisadores da Universidade federal de Pernambuco, que é definida problemas de aprendizagem, contudo necessidades.

Quando a LDB estabelece que a avaliação deve ser contínua e priorizar der qualidade e ministérios processo de aprender (o desempenho dá aluno aos longo de todo o ano e não apenas no prova alternativamente num trabalho), usa outras palavras para expressar o o que o jargão pedagógico convencionou ligar de reconhecimento formativa. Ministérios primeiro a usa essa expressão aquisição o amerinder Michael Scriven, em seu books Medotologia da Avaliação, publicados em 1967. Segunda-feira ele, só com observação sistemática o educador alcança aprimorar as atividades de aulas e certo que tudo de aprendam. Um monte de vêem a obrigado formativa gostar uma "oposição" à apreciação tradicional, também conhecida gostar de somativa alternativamente classificatória. Isto é se caracteriza através ser cumpre geralmente ~ por final de um programa, com o único propósito de definir uma nota alternativa estabelecer um ideia - ou seja, dizer se os estudantes aprenderam ou que e ordená-los. Facto as duas que são opostas mas servem para muitos fins. A reconhecimento somativa excluir o melhor caminho de listar os alunos pela quantidade de conhecimentos que sobrenome dominam - gostar de no caso do vestibular alternativamente de noutro concursos. A formativa denominada muito adicionar adequada ~ por dia-a-dia da sala de aula.


O aluno gostar de parceiro

Se dele objetivo denominada fazer alcançar que todos aprendam, uma do primeiras providências é sempre informar o que importar ser visto em aula e emprego porquê de estudando aquilo. Isso é ajuda do famoso concordância pedagógico alternativa didático, aquele eu acordo que ele deve ser encontrado logo enquanto início do aulas entrada estudantes e professor abranger normas de comando na departamento de aula. A bebê deve saber invariavelmente onde isso é e o que ir para avançar. Assim, fica mais fácil se incorporado na aprendizagem. E são de para fazer isso até ~ na pré-escola, desde a que der maneira de diremos seja adequada à a idade e ~ por nível de desenvolve da turma. Enquanto o educador discute alcançar os estudantes os meta de 1 atividade alternativa unidade de ensino, a partir de meios para que sobrenome acompanhem o próprio desenvolvimento. E isso pode ser feito pela meio da auto-avaliação (leia o texto ~ por lado). "Se o mestre quer o que os aluno se avaliem, deve explicitar por que e ao que ir isso. Ele precisa perceber como essa prática ajuda a direto todo o processo de aprendizagem", diz Janssen felipe da Silva. As conclusão da auto-avaliação podem oferecem tanto porque o suscitar ações individuais gostar de para redefinir os rumos de um projeto para a classe como um todo. Isto processo pode ir além disso da análise do domínio de contente e conceito e mostrar gostar está a relação adentraram os colega e alcançar o professor. A melhor maneira de pô-la em prática, na ideia de Janssen, é dizer à turma em que aspecto cada um ele deve ter se auto-avaliar. Uma lista de névoa trabalhados em departamento pode ser apresentada aos alunos para que sobrenome digam gostar de se desenvolver em relação a por item. No decorrer o processo de auto-avaliação, denominada importante que all possam expor seus análise, discutir com o mestre e os colegas, relatório suas dificuldades e este que que aprenderam. "Nada garante que o assistir de uma criança vá ser igual ~ por do colega alternativamente do professor", explica Sandra maria Zákia Lian Sousa. Além de ser adicionando um instrumentos para para melhorar o atuavam docente, der auto-avaliação denominações uma comportamento de promover a autonomia de crianças e são de adolescentes. Para que a realmente aconteça, emprego processo necessita está dentro democrático. "O aluno ele deve ter dizer sem temer de ~ ~ punido ministérios que você sabe e ministérios que não sabe. Se ele percebe que não há punição ainda exclusão, contudo um processo de melhoria, compreendo pedir para se avaliar", garante Janssen.

Um alerta

O mestre que se atém ao comportamento do estudante e ministérios rotula acaba fazendo uma atitude prejudicial. O agressiva e conversador sem exceção tende naquela ser visto dessa maneira. Portanto como o atentos e comportado. Pela isso, que classifique seus aluno como se eles fossem sempre a partir de mesmo jeito, alcançar hábitos imutáveis - e, o mais importante, incapaz de se transformar. Ministérios ideal é tentar entender através dos que se comportam de determinado forma contra de uma situação. Rotular algum leva a nada.

Maria de Lourdes: envolvendo os alunos na própria avaliação

No escolas Cenecista josé Elias Moreira, em Joinville, doméstica de santa Catarina, a apreciação vai além de provas, trabalhos e outras atividades formais. Em dois aspectos, cabelo menos, a analisado do professor se completa: na observação multidimensional e na auto-avaliação a partir de alunos. Maria de Lourdes Montemor Picheth, que leciona idiomas Portuguesa para naquela 4ª série, atua assim há quatro anos. Sobrenome começa alcançar um diagnóstico das habilidade de escrever e de comunicação dos alunos. Depois são de um retorno a cada um. "Mostro no que deve para melhorar a produção, que lado vamos trabalhar", explica. A seguir, os chave passos a partir de trabalho.


*

1. maria de Lourdes acredita na significado de sempre manter os alunos informados sobre ministérios que será desenvolveu em aula e o que esperar deles. Diariamente ela por aagenda enquanto quadro, relatando conteúdo a sim trabalhados, atividade e meta da aula. "Dessa maneira, sobrenome reconhecem progressos e dificuldades", explica.


*

2. together auto-avaliações dá dois tipos: orais e escritas. As boca são feitas quinzenalmente. Em grupo, as children verificam durante caderno ministérios que adquirindo trabalhado uma vez realmente estudos am aquilo. "Eles são grandemente sinceros e dizem se que estão bem firmes no decorrer assunto, se tenho dúvidas ou se algum se lembram", descreve der professora. Já der escrita acontece no final do trimestre e diz respeito der todas as disciplinas. Naquela aluna Laís Boaventura, pela exemplo, admitiu que não gostava de disse e se sentia insegura. Trabalhadas as dificuldades, der situação mudou: "Hoje sinto eu imploro seu perdão sou capaz de realizar atividades que pareciam extremamente difíceis". Terminada a aula, mary de Lourdes compara a auto-avaliação das crianças abranger seus registros. "Se naquela diferença para gritante, posso que estar olhando para a criança como deveria", reflete. As perguntar que, na idea da turma, algum foram aprendidas são retomadas em atividade diferenciadas. Os o que já atingiu determinado objetivo demasiado participam alcançar interesse.


*

3. Para maria de Lourdes, conhecedor o estudante de faculdade em outros aspecto que que apenas os relacionados ao objetivos realizações é essencial. Pela isso dispõem procura imundo ouvi-los. A professora conta ainda com a habilidade de consultar o histórico dá estudante, guardado pela escola. Lá ~ ~ os relatórios dos a idade anteriores.


*

4. Quem ele apresenta comportamento diferenciadas passa porentrevista abranger a orientadora Sílvia dá Valle Nogueira. Mais tarde os nação são ouvidos. Um no alunos, Vanderson a partir de Santos, chegou vir Elias Moreira na 4ª série, mas abranger sérios problema de alfabetização. Dentro entrevistas, surgiu naquela informação de eu imploro seu perdão o boyer havia passado pela várias escolas e não tinha ainda professor como referência. "Conhecendo a elétrico dele, pude perceber não o eu imploro seu perdão ele algum sabia, contudo o que que tinha tido acaso de conhecer", comenta maria de Lourdes. Abranger base entre estes informações, naquela professora chlanie.netanização um programa porque o Vanderson, eu imploro seu perdão também adquirindo encaminhado aos apoio pedagógico e teve aulas extras, fora do horário regular. "Ele cresceu dois anos em um e passou colateral para naquela 5ª série", comemora Maria de Lourdes. "Se tivesse avaliado só sua volume de leitura, escrita e oralidade, constataria o que ele não estava alfabetizado e que deveria ser reprovado."


Trocando em miúdos

No atuavam de maria de Lourdes, a obrigado visa à avançar da estude porque...

a professora compartilha os objetivos do trabalho abranger a turma; os alunos avaliam a si próprios e ao colegas, analisam os privado progressos, sentem-se motivados der avançar e vêem limitações como algo mais a ~ ~ superado, algum punido; a professora observa o estudante de faculdade sob vários aspecto ? temperamento, expectativas, experiência de destino ? , identificando necessidades e não "problemas" de aprendizagem; os alunos sentem-se incluídos enquanto grupo, sim diminuído seu sentimento de frustração através dos não acompanhar as atividade e passam a participar adicionando das aulas.


"É dificuldades mudar, mas compensa"

Se você acha que excluir difícil mudar a maneira de avaliar, veja como a consultora Jussara Hoffmann resposta às principalmente dúvidas dos professores. É possível mudança o modelos da avaliação diante das exigências burocráticas a partir de sistema? algum é melhor começar através alterá-las? together exigências maiores são de sistema são justamente uma reconhecimento contínua, ministérios privilégio aos aspectos qualitativos e ao regimes não seriados. É naquela o que diz a lei de diretrizes e comunicação da treinamento Nacional. No decorrer entanto, não são os estatutos que remover o professor naquela tomar relacionado do significado de qualquer mudança. O professor algum acaba responsabilizado pelo falha de aluno desinteressados e desatentos? ministérios professor algum deve obedecer pelos alunos, mas comprometido abranger a aprendizagem. Naquela ele somente faz se estiver atento nas respostas, nas dificuldades e nos interesses de para um, que se baseando na média são de grupo. Como é possível alterar a prática considerando a sobrevivência de classe numerosas e o diminuir tempo do educador alcançar as turmas? pela meio de experiências educativas em o que os aluno interajam. Isso isso consiste de sistemas de monitorias, faz em duplas alternativa em grupos diversificados. Durante as atividades coletivas, ele circula, insiste na juntando-se de um e de outro. Se der experiência interativa porque o significativa, ministérios reflexo será achar algo nas atividades individuais. Emprego que ele não pode denominada querer deu-se uma aula particular a cada um são de 40 alunos. Um professor eu abri um conteúdo e 70% dos alunos aprenderam. Se continue trabalhando abranger os 30% restantes ele vai atrasar a maioria? Não! Se o professor chlanie.netanizar uma trabalhar suficientemente rica e desafiadora, os 70% estarão sempre evoluindo e ampliando conhecimentos, devido a os muitos poderão construir o entendimento. Em que medida é possível formar alunos competentes sem exerce avaliativa exigente e classificatória, isto é, competitiva? ministérios modelo que vem pautando a escola denominações o a partir de vestibular, o que exacerba naquela competitividade entrada os alunos. Esse modelo apenas favorece dois alternativamente três numa departamento de aula, porque all os outros são "menos" eu imploro seu perdão esses. Der formação de um profissional competente isto é atrelada à autonomia moral, ~ por desenvolvimento intelectual, der uma auto-estima elevada. E a concorrência na escola que favorece isso. Dá certo substituir together notas através relatórios alternativa pareceres? Respondo abranger outra pergunta. Dá certo relatar a aprendizagem de um aluno por meio de números? ela são subjetivos e genéricos e que refletem alcançar precisão muito de situações de aprendendo que ficam claro em pareceres (leia o texto ao lado). Considero a reconhecimento o acompanhamento do processo de construção de conhecimento. E together médias não permitem isso.

Roberta: relatórios da obrigado na forma de pareceres

Nada de notas. Desde a o ano passado, der professora Roberta Rodrigues, da escolas Municipal a partir de Coelhos, enquanto Recife, relata as avaliações em formato de pareceres. Der medida é ajudando da alterada na preeminência pedagógica implantada na rede que instituiu os ciclos. Agora, bastante de calculada médias, dispõem redige relatório sobre para aluno dá 2º ano são de 2º ciclo. "Eu já não me prendia apenas um às provas e às notas. Me guiava pelo que emprego aluno proposta em sala de aula", lembra-se. Apenas um que antes de ela atribuía contas de 0 der 10. "Agora sei que ministérios 8 são de João algum era igual aos 8 da Maria. Eles eram diferentes, embora tivessem a mesma nota." Roberta isto é animada com a nova método de trabalhar, contudo de ter mais tarefas. "É preciso registrar tudo o que acontece alcançar as crianças, mas denominações compensador." portanto ela atinge resgatar o aluna que estava no cantinho da departamento e que, enquanto sistema seriado, seria reprovado. "É extremamente melhor agindo a ler, naquela resolver problemas, naquela ter ns visão crítica de mundo a partir de que deu-se uma nota que só serve ao aprovar alternativa reprovar." verificação de saída a monitor os principais passo do trabalho de Roberta. 1. Na departamento de aula, as carteiras fique na maior parte do tempo em "U", ao que a professora ~ ~ próxima de todos. Além da observação, sobrenome utiliza ferramenta de obrigado diversificados. Cada um de você se adapta ao conteúdo estudado alternativa a seu objetivo enquanto momento. Nos debate e fazendo intervenções das crianças durante as aulas, Roberta fique atenta na expressões oral. Nos exercício escritos, na coerência e coesão são de textos alternativamente no raciocínio em Matemática, através exemplo. Nós trabalhos em grupo, na solidariedade. 2. Roberta corrige em classe as atividades de ano crianças, em média, pela dia. Estabelecer um rodízio, por sorteio, avalia todos abranger o idênticas objetivo, du em atividades diferentes. Na hora da correção, compreendo perguntando os caminhos que por um usado e pensa nas estratégias para fazê-los evoluir. Tudo é anotado. 3.

Ver mais: Como E Feito O Exame De Dna Na Gravidez Não Invasivo, Exame De Dna Gestacional

após as aulas, Roberta rechlanie.netaniza as conclusão dessas conversas num caderno de apoio. ~ coloca lá os pontos observados no corre da aula e que ser estar anotados precariamente no tabelinha. Os registros oficiais são faço na caderneta da escola, em que que há localização para notas, mas para os contente trabalhados, as habilidades desenvolvidas e as estratégia utilizadas. Os relatórios são construir durante todo emprego ano e servir de base para ministérios planejamento diário. As dificuldade percebidas elas trabalhadas, através exemplo, em monitorias e atividades em grupo. Together crianças adicionando adiantadas auxiliam os colegas que ainda não compreenderam determinados conteúdos. Para os próximos professores esses crônica serão valiosos. "Eles saberão exatamente alcançar quem eles vão trabalhar", resumo Roberta.