estratégias de ensino-aprendizagem

naquela experiência de química é de “Pasta de dente de elefante” produzir uma grande quantidade de espuma vinda da decomposição da água oxigenada alcançar um catalisador.
*
Experimento de química – pasta de dente de elefante*

A rapidez de uma reação químicas depende de uma series de fatores, de acordo com mostra ministérios texto Cinética Química. Entrou esses fatores, temos emprego uso de catalisadores, eu imploro seu perdão são substâncias capaz de de aumentar a velocidade abranger que uma reação produtos químicos ocorre, sem, contudo, participar gostar de reagente.

Você está assistindo: Como fazer pasta de dente de elefante

A seguir, nós temos uma famosa experiência de produtos químicos que é conhecida gostar de “Pasta de dente de elefante”, pois denominações formada instantaneamente 1 grande cardeais de espuma.

Ela ele pode fazer ser aplique em departamento de aula, pois impedimento conceitos para velocidade de 1 reação química e utilização de catalisadores, além de motivar ministérios interesse cientista nos alunos.

Materiais e reagentes:

Corante fluidos corporais de qualquer cores desejada;Detergente de lavar louças;Água oxigenada concentrada;Iodeto de potássio;Uma proveta de 500 mL;Um recipiente de plástico;Equipamentos de proteção individual, consiste em luvas de borracha, jalecos e óculos. Isso é importante pois a água oxigenada concentrada pode causa lesões na pele e olhos.

Procedimento experimental:

1. Coloca-se a proveta sobre emprego recipiente de plástico para prevenção sujeiras;

2. Dentro da proveta, coloca-se primeiro emprego corante líquido;

3- depois se acrescenta cerca de 10 mL de detergente;

4- Adiciona-se período 20 mL de água oxigenada concentrada;

5- com cuidado, adicione 2 g de iodeto de potássio à mistura dentro da proveta. Imediatamente saia clamou e observe naquela formação de 1 espuma eu imploro seu perdão subirá para o proveta e aumentará cada virado mais, caindo do lado de fora.

*
Processo do experimento da pasta de dente de elefantes*


Não pare agora... Tem acrescido depois da anúncio ;)

Resultados e Discussão:

A água oxigenada excluir uma solução aquosa de peróxido de hidrogênio (H2O2), que denominações uma matéria que devagar sofre a seguinte reação de decomposição:

2 H2O2(aq) → 2 H2O(l) + O2(g)

No entanto, enquanto acrescentamos o iodeto de potássio, ele funciona como um catalisadores dessa reação, acelerando der decomposição da agua oxigenada pela meio do íon iodeto, de acordo com as equações debaixo representam. Veja eu imploro seu perdão ele não participa da reação, mas denominada regenerado no final dela:

H2O2 + I- → H2O + OI-H2O2 + OI-→ H2O + I- + O2

A espuma excluir um modelo de coloide em o que um gás, nesse caso o oxigênio, fica dispersa em um líquido, existência que tenho um grande número de bolhas de gás espalhar em ns superfície líquido e separadas por uma fina película de líquido. Der adição dá detergente faz com que se forme ainda adicionar espuma e a cores é determinada pelo corante que obtivermos colocado.

Ver mais: Como Colar Tabela Do Excel No Word (Indicadores), Copiar Ranges Do Excel Para Word (Indicadores)

Um exemplo desses que ocorre no decorrer cotidiano é quando colocamos água oxigenada 10 massa em machucados e notamos a formação de uma espuma. Isso acontece porque em nosso sangue tenho uma enzima é catalase, o que funciona gostar catalisador, acelerando a reação de decomposição da água oxigenada.

* todos as imagem usadas neste texto foram retiradas dá vídeo abaixo. Acesse-o porque o observar essa experiência na prática: http://www.youtube.com/watch?v=0F81tdDk0Ak