aquela tutorial fornece uma mostra detalhada de como usar as funções SUMIF e SUMIFS no decorrer Planilhas Google com fórmulas e exemplos.

SUMIF denominada uma a partir de funções matemáticas são de Planilhas Google, usada ao somar células condicionalmente. Basicamente, naquela função SUMIF procura uma condição específica em um intervalo de célula e, em seguida, soma os valores que visitar à estado fornecida.

através exemplo, você tem uma lista de contador em planilhas do Google e obtivermos somar apenas as fiscal que estão para um determinado valioso máximo. Alternativamente você tenho uma culiversidade de artigo do estatuto e deles valores associado e deseja somente saber o valioso total dá pedido de um agenda específico. É aí que der função SUMIF excluir útil.

ministérios SUMIF ele pode ser aproveitou para somar valores com base na condição de número, status de texto, condição de data, curingas, nós vamos como com base em células vazias e não vazias. Ministérios Planilhas google tem duas funções porque o somar valores achlanie.netanger base em critérios: SUMIF e SUMIFS. A função SUMIF soma números com base em 1 condição, devido a SUMIFS soma números achlanie.netanger base em várias condições.

esse tutorial, explicaremos como usar as função SUMIF e SUMIFS no decorrer Planilhas google para somar números que comparecer a determinadas condições.

função SUMIF no Planilhas Google-Sintaxe e argumento

der função SOMASE é apenas uma associação das função SOMA e SE. A função IF examina o pausa de célula para uma determinada estado e, em seguida, naquela função sum soma os números dong às célula que atendem à condição.

Sintaxe da efetua SUMIF :

der sintaxe da função SUMIF no decorrer Planilhas Google é a seguinte:

=SUMIF (intervalo, critérios, ) discutir :

intervalo- o intervalo de células em que procuramos as célula que atendem ~ por critérios.

critérios -Os critérios que determinado quais célula precisam estar adicionadas. Tu pode basear o padrão no número, wire de texto, data, referência de célula, expressão, operador lógico, caractere curinga, está bem como etc funções.

intervalo_soma -este argumento é opcional. É o pausa de dados alcançar valores naquela serem união se naquela entrada do intervalo é equivalente a corresponder à condição. Se amigo não rapé esse argumento, emprego ‘intervalo’ será somado.

Agora, vamos mancha como alavancada a efetua SOMASE ao somar valores alcançar critérios diferentes.

efeito SUMIF alcançar critérios numéricos

Você pode somar número que atendem a com certeza critérios em um intervalo de células, usando um dos seguintes operador de comparar para ir os critérios.

maior que (>) limite que ( maior alternativa igual naquela (>=) menor alternativamente igual ao ( igual der (=) difere de ()

Suponha o que você tenha a planilha der seguir e esteja interessado dentro vendas zumbido de 1.000 ou mais.

*

Veja gostar você ele pode fazer inserir a função SUMIF:

Primeiro, eleger a gabinete onde equilíchlanie.netio que o achados da soma apareça (D3). Ao somar os número em B2: B12 eu imploro seu perdão são maiores ou iguais naquela 1000, digite isso é fórmula e imprensa ‘Enter’:

=SUMIF (B2: B12,">=1000", B2: B12) Nesta fórmula de exemplo, os discutir intervalo e intervalo_soma (B2: B12) elas iguais, porque os contando de vendas e os padrão são aplicados no mesmo intervalo. E inserimos emprego número antes de do operador de comparar e emprego colocamos entre aspas pois os critério sempre devem ser colocados entre aspas duplas, exceto para uma observação de célula.

*

naquela fórmula procurou contando maiores alternativamente iguais a 1000 e, em seguida, somou tudo os valores dong e exposição o resultados na célula D3.

gostar os argumento intervalo e intervalo_soma eles são iguais, você ele pode obter ministérios mesmo resultados sem os argumento intervalo_soma na fórmula, como este:

=SUMIF (B2: B12,">=1000")

*

alternativamente você ele pode fornecer naquela referência de célula (D2) que contém o número bastante dos padrão de número e consenso o operador de comparação com essa autoridade para resolver de célula no argumento de critérios:

=SUMIF (B2: B12,">="& D2) gostar você ele pode fazer ver, o operador de comparação ainda está entre aspas duplas e ministérios operador e a referência de célula são concatenados por um”e”comercial (&). E você não precisa colocar a referência de célula adentraram aspas.

*

​​ Observação: aos se alusão à célula que incluir critérios, certifique-se de algum deixar nenhum espaço à esquerda alternativa à para a direita no estimado em a célula. Se o seu estimado tiver algum espaço desconhecido antes alternativamente depois do valor na célula referida, a fórmula retornará’0’como resultado.

Você também pode alavancada outros operadores lógicos da mesma formato para criar condições no argumento de critérios. Através dos exemplo, para somar valores inferiores a 500:

=SUMIF (B2: B12,"

*

Soma se os contando forem iguais a

Se quiser adicionado números iguais naquela um detectar número, você ele pode fazer inserir só o número alternativamente inserir emprego número alcançar o assina de eqüidade no discutir do critério.

através exemplo, ao somar os valores de vendas correspondentes (coluna B) porque o quantidades (coluna C) de quem valores elas iguais der 20, tente não uma destas fórmulas:

=SUMIF (C2: C12,"=20", B2: B12)

*

=SUMIF (C2: C12,"20", B2: B12)

*

=SUMIF (C2: C12, E2, B2: B12)

*

para somar contando na pilar B achlanie.netanger quantidade diferem de 20 na coluna C, tente isso é fórmula:

=SUMIF (C2: C12," 20", B2: B12)

*

efeito SUMIF achlanie.netanger Critérios de texto

Se desejar somar números em um intervalo de células (coluna alternativamente linha) corresponde às célula que sim um carta específico, você pode simplesmente achlanie.netangia esse texto ou a célula que contém o texto no argumento de critérios de sua fórmula SOMASE. Watch que naquela sequência de texto ele deve sempre está dentro colocada entrou aspas duplas (”“).

através dos exemplo, se você enosis o valioso total ns vendas na região"Oeste", pode usar a fórmula abaixo:

=SUMIF (C2: C13,"West", B2: B13) nisso fórmula, a função SOMASE pesquisa de opinião o estimado ‘Oeste’ enquanto intervalo de células C2: C13 e adiciona o estimado de vendas corresponde a na coluna B. Em seguida, exibir o resultado na gabinete E3.

*

Você demasiado pode se sugestão à célula que incluir o texto em vez de alavancada o carta no discutir dos critérios:

=SUMIF (C2: C12, E2, B2: B12)

*

Agora, malos obter naquela receita rude de todos as regiões, exceto"Oeste". Para fazer isso, usaremos algum igual ao operador () na fórmula:

=SUMIF (C2: C12,""& E2, B2: B12)

*

SUMIF alcançar WildCards

durante método acima, der função SOMASE alcançar critérios de texto ao controle o pausa em relação ~ por texto especificado exato. Em seguida, naquela soma os números para ministérios texto exatamente e ignora tudo os de outros números, incluindo der sequência de texto separado correspondida. Porque o somar os números com strings de texto de correspondência parcial, amigo deve adaptar um a partir de seguintes personagem curinga em sua critérios:

? (ponto de interrogação) é aproveitou para corresponder a algum caractere único, em qualquer lugar, colocar na wire de texto. * (asterisco) é aproveitou para encontrar palavras correspondentes junto alcançar qualquer pedido de caracteres. ~ (til) é usado para associado textos achlanie.netanger um ponto de interrogação (?) alternativa um asterisco (*).

Usaremos esta planilha de exemplo para itens e dela quantidades para somar números achlanie.netanger curingas:

*

Asterisco (*) Wildcard

através exemplo, se você obtivermos somar as quantidade de todos os item Apple, use isto é fórmula:

=SUMIF (A2: A14,"Apple *", B2: B14) esta fórmula SUMIF encontra tudo os produtos alcançar a são de “Apple” no decorrer início e qualquer consistia de caracteres depois de ~ ela (indicados pela ‘*’). Assim que a correspondência for encontrada, naquela soma os contando da cardeais correspondentes às strings de carta correspondentes.

*

também é possível alavancada vários curingas nos critérios. E você também pode inserir sinal curinga alcançar referências de células bastante de carta direto.

Para ir isso, os curingas tem que ser colocados entrou aspas duplas (““) e concatenados alcançar a (s) observação (s) da célula:

=SUMIF (A2: A14,"*"& D2 &"*", B2: B14) isto é fórmula soma as quantidade de tudo de os produtos que compreender a são de ‘Redmi’, que importa onde naquela palavra é localizada na string.

*

dotes de interrogação (?) Caractere curinga

tu pode usa o caractere curinga de apontar de interrogação (?) para pendência a corr de strings de texto alcançar qualquer caractere único.

através exemplo, se você deseja conheça quantidades de tudo as variantes a partir de Xiaomi Redmi 9, pode usa esta fórmula:

=SUMIF (A2: A14,"Xiaomi Redmi 9?", B2: B14) a fórmula acima de procura sequências de texto com a são de “Xiaomi Redmi 9” seguida pela qualquer caractere único e soma os contando de cardeais correspondentes.

*

Caractere curinga de til (~)

Se ela deseja aplicável a um ponto de interrogação habilidade (?) alternativamente a um asterisco (*), insira emprego caractere til (~) ante do caractere curinga na parte da condição da fórmula.

Para acrescentou as número na aquecer B alcançar a string corresponde que tenho um sintoma de asterisco no final, insira naquela fórmula abaixo:

=SUMIF (A2: A14,"Samsung Galaxy V ~ *", B2: B14)

*

Para acrescentou quantidades na coluna b que têm um dotes de interrogação (?) na pilar A na o mesmo, semelhante linha, tente der fórmula abaixo:

=SUMIF (A2: A14,"~?", B2: B14)

*

função SUMIF achlanie.netanger critérios de dia

der função SUMIF até pode ajudá-lo der somar condicionalmente valores com base em padrão de data-por exemplo, número que exchange mail a uma determinada data, alternativa antes alternativa depois de 1 data. Você também pode usa qualquer um dos operadores de comparação alcançar um avaliada de dia para cria critérios de encontro para a soma são de números.

A dia deve está dentro inserida no formato de data compatível com as planilhas dá Google, ou como uma referência de célula que incluir uma data, alternativa usando uma efetua de data, gostar DATA () alternativa TODAY ().

Usaremos esta planilha de por exemplo para mostrar como a função SOMASE funciona achlanie.netanger critérios de data:

*
*

Você demasiado pode usa a efetua DATE () nos critérios, bastante de alavancada o estimado de dia direto:

=SUMIF (C2: C13,"

*

alternativa você pode alavancada referência de célula em vez de data na ajuda dos critério da fórmula:

=SUMIF (C2: C13,"

*

Se quiser adicionado os valores do vendas com base na dia de hoje, você pode usa a função TODAY () no argumento de critérios.

pela exemplo, porque o somar tudo e qualquer valioso de venda para a encontro de hoje, use isso é fórmula:

=SUMIF (C2: C13, this day (), B2: B13)

*

efeito SUMIF com células em chlanie.netanco ou que em chlanie.netanco

Às vezes, você ele pode fazer precisar somar os número em um descanso de células achlanie.netanger células em chlanie.netanco ou não em chlanie.netanco na mesmo linha. Entre estes casos, ela pode alavancada a efeito SOMASE porque o somar valores achlanie.netanger base em padrão em o que as células are vazias ou não.

Soma se estiver em chlanie.netanco

existir dois critério no Planilhas google para localizar células em chlanie.netanco: “” alternativa “=”.

pela exemplo, se você equilíchlanie.netio somar tudo o avaliada das vendas que incluir strings de comprimento zero (visualmente parece vazio) na coluna C, usar aspas duplas sem espaço entre eles na fórmula:

=SUMIF (C2: C13,"", B2: B13)

*

para somar todos o valioso das vendas na pilar B achlanie.netanger células em chlanie.netanco completas na aquecer C, conter “=” como critério:

=SUMIF (C2: C13,"=", B2: B13)

*

Soma se algum estiver em chlanie.netanco:

Se quiser somar célula que contenham qualquer estimado (não vazio), ela pode alavancada “” como o padrão na fórmula:

por exemplo, para vai o valioso total a partir de vendas em quaisquer datas, use esta fórmula:

=SUMIF (C2: C13,"", B2: B13)

*

SUMIF achlanie.netanger base em múltiplos critérios alcançar lógica OR

gostar de vimos até agora, der função SOMASE é projetada porque o somar números achlanie.netanger base em somente um músicas critério, mas excluir possível somar valores achlanie.netanger base em muitos critérios alcançar a efeito SOMASE enquanto Planilhas Google. Isso pode ser feito unindo adicionando de uma efeito SOMASE em uma única fórmula alcançar lógica OR.

através dos exemplo, se você deseja somar o estimado das vendas na área ‘Oeste’ alternativa ‘Sul’ (lógica OR) no intervalo especificado (B2: B13), use isso é fórmula:

=SUMIF (C2: C13,"West", B2: B13) + SUMIF (C2: C13,"South", B2: B13) esta fórmula soma as células quando pelo menos uma das condições é VERDADEIRA. Pela isso, é conhecida como"lógica OR". Ele também somará os valores enquanto todas as doença forem atendidas.

naquela primeira ajudando da fórmula controlar o pausa C2: C13 para emprego texto ‘Oeste’ e soma os valores enquanto intervalo B2: B13 no decorrer a mesmo é encontrada. A ajuda dos segundos ns verificações porque o o avaliada do carta ‘Sul’ durante mesmo pausa C2: C13 e, em seguida, soma os valores alcançar o texto corresponde a no mesmo intervalo_soma B2: B13. Em seguida, as dois somas elas somadas e exibidas na gabinete E3.

*

Caso somente um padrão seja atendido, ele retornará só o estimado da soma.

Você demasiado pode alavancada vários critérios em vez de apenas um alternativa dois. Once você estiver usado vários critérios, denominações melhor alavancada uma observação de gabinete como um critério bonito de escrevendo o valor direto na fórmula.

=SUMIF (C2: C13, E2, B2: B13) + SUMIF (C2: C13, E3, B2: B13) + SUMIF (C2: C13, E4, B2: B13)

*

SUMIF com lógica OR adiciona valores quando pelo menor um dos critério especificados denominações atendido, contudo se você obtivermos somar valores somente quando tudo as doença especificadas são atendidas, amigo deve usar sua nova função SUMIFS () irmã.

função SUMIFS durante Google Sheets (Multiple Criteria)

quando você usa a função SOMASE porque o somar valores alcançar base em muito de critérios, a fórmula pode fique muito grande e complicada e você isto é propenso a dar erros. Além disso, SUMIF permitirá que você part valores apenas em um único pausa e enquanto qualquer uma das condições for TRUE. É aí que entra der função SUMIFS.

der função SUMIFS ajuda a somar valores alcançar base em vários critérios de correspondência em um ou mais intervalos. E funciona fora na razoável AND, emprego que quer dizer que apenas um pode somar valores quando todas as doença fornecidas eles são atendidas. Mesmo se uma estado for falsa, dispõem retornará"0"como resultado.

Sintaxe e argumentos da efeito SUMIFS

a sintaxe da função SUMIFS excluir a seguinte:

=SUMIFS (intervalo_soma, intervalo_critérios1, critério1, , ) intervalo_soma- o intervalo de célula contendo os valores que você deseja somar quando todas as condições forem atendidas. intervalo_de_criterios1- excluir o descanso de célula em que você ao controle os critérios1. critérios1- É a status que amigo precisa verificação em relação ~ por intervalo_de_critérios1. cr iteria_range2, criterion2,… -Os intervalos e critérios além disso a serem avaliados. E ela pode adicionado mais intervalos e condições à fórmula. Usaremos o conjunto de dados na pega isso de tela der seguir ao demonstrar como a efetua SUMIFS funciona alcançar diferentes critérios.

*

SOMASE alcançar condições de carta

Você ele pode somar valores com base em dois critério de texto diferente em intervalos diferentes. Por exemplo, digamos o que você queira sabe o valor total do vendas a partir de item da alojam entregue. Porque o isso, use isto é fórmula:

=SUMIFS (D2: D13, A2: A13,"Tent", C2: C13,"Delivered") esse fórmula, nós temos dois critérios: “Tenda” e “Entregue”. Der função SUMIFS ao controle o agenda ‘Tenda’ (critérios1) no intervalo A2: A13 (intervalo_critérios1) e ao controle o estado ‘Entregue’ (critérios2) no intervalo C2: C13 (intervalo_critérios2). Quando ambas as condições são atendidas, ele soma o valioso correspondente no decorrer intervalo de células D2: D13 (intervalo_soma).

*

SOMASE com critérios numéricos e operadores lógicos

você pode usa operadores condicionais para criar condições alcançar números para a função SOMASE.

Para encontrar o total de vendas de mais de 5 quantidades de qualquer artigo no estado da califórnia (CA), use isso é fórmula:

=SUMIFS (E2: E13, D2: D13,"> 5", B2: B13,"CA") esta fórmula tem dois condições: “> 5” e “CA”.

isto é fórmula verifica as quantidade (Qty) maiores que 5 no intervalo D2: D13 e ao controle o estado"CA"no intervalo B2: B13. E quando ambas as condições são atendidas (o que significa que estão na mesma linha), ele soma o valor em E2: E13.

*

SOMASE com critérios de encontro

a função SUMIFS até permite que você verifique várias condições no mesmo intervalo, boa como em intervalos diferentes.

*

SUMIFS com Blank and Non-Blank Cells

Sometimes, you may want come find the sum of values when naquela corresponding cabinet is north or not. To do that, you can use 1 of a three criteria the we discussed before: “=”, “”, e “”.

Você está assistindo: Como fazer soma no google planilhas

For example, if you somente wish come sum ns amount of ‘Tent’ items ao which ns delivery date has no been confirmed yet (empty cells), girlfriend could use criteria of “=”:

=SUMIFS(D2:D13,A2:A13,"Tent",C2:C13,"=")The formula looks para the ‘Tent’ agenda (criteria1) in column der with equivalent blanks cells (criteria2) in shaft C e then sums ns corresponding quantity in shaft D. The “=” represents a completely empty cell.

*

To find the sum amount of ‘Tent’ items para which ns delivery day has been evidenced (not empty cells), usar “” as der criteria:

=SUMIFS(D2:D13,A2:A13,"Tent",C2:C13,"")We just swapped “=” porque o “” in this formula. That finds the sum of time items com non-blank cells in tower C.

*

SUMIFS with OR logic

Since ns SUMIFS duty works on and logic, it só sums when todos conditions are met. But what if you want to sum value based on multiple criteria as soon as any uma of a criteria is met. Ns trick is to use multiple SUMIFS functions.

For example, if you want to add up ns sales amount for either ‘Bike rack’ OR ‘Backpack’ as soon as their status is ‘Ordered’, try this formula:

=SUMIFS(D2:D13,A2:A13,"Bike rack",C2:C13,"Ordered")+SUMIFS(D2:D13,A2:A13,"Backpack",C2:C13,"Ordered")The o primeiro dia SUMIFS duty checks two criteria “Bike rack” e “Ordered” e sums the amount worths in shaft D. Then, the second SUMIFS checks dois criteria “Backpack” e “Ordered” and sums ns amount values in shaft D. E then, both sums estão added together e displayed on F3. In basic words, this formula sums once either ‘Bike rack’ or ‘Backpack’ is ordered.

Ver mais: Como Diminuir O Tamanho Da Barra De Tarefas Pequena/Grande, Samsung Galaxy A30 E Galaxy A50

*

That’s whatever you need to know to about SUMIF e SUMIFS duty in google Sheets.