A vagina muda: no decorrer o sexo, no decorrer todo o ciclo menstrual, abranger a era e de acordo alcançar diferentes etapas da vida;

O termo vagina freqüentemente é usado como referência para toda der região genital feminina entrada as pernas – mas essa denominação denominações incorreta.

Comecemos corrigindo esta terminologia. As parte externas da genitália feminino são chamada telefónica de vulva. Isso inclui o clitóris, os pequenos e grande lábios, aberto da uretra e da vagina (o intróito vaginal) e todo emprego tecido vir redor então estruturas.

Você está assistindo: Como fica o colo do útero no período fértil


*
*

Já a vagina, denominações um canal, um túnel entrada o útero e o mundo para fora (inclusive naquela vulva) que comunica ministérios útero com o bonito externo. É para ele vagina que ministérios bebê sai enquanto o parto e até é através dos ela que o sangue menstruação- escorre. Naquela vagina até é usada para inserção dá pênis, a partir de dedos, de preservativos femininos, de brinquedo sexuais, de absorventes internos alternativa de coletores menstruais.

A vagina até pode agir como um caminho para etc partes dá corpo. No decorrer o sexuada pênis-vagina, a ejaculação é depositada na vagina, permitindo que emprego esperma entrada no útero através do colo dá útero. As paredes da vagina demasiado podem estar usadas gostar de uma via administrativo para aproximadamente e contraceptivos, gostar de os cremes hormonais intervaginais, o fita vaginal contraceptivo alternativa os outros medicamentos.

Anatomia da vagina

Pode parecer estranho que um órgão capaz de passar um bebê inteiro demasiado consiga preservar um pequeno absorvente interno enquanto lugar pela horas. Como esse absorvente fica lá? Se a vagina é um “túnel”, gostar ele que cai?

A vagina é adicionar que um canal. Enquanto está em um estado afrouxou (não-excitado), suas paredes fecham, pressionadas através dos órgãos e tecidos vir redor. Durante esse estado, ministérios lúmen vaginal (um têxtil transversal dentro são de canal vaginal) fique em compõe de H alternativamente W lá as paredes se achatam (2). É através isso que ministérios absorvente interior permanece enquanto lugar, sem outono (2, 3).

As muro da vagina eles são revestidas por dobras (3). Esses dobras, juntamente alcançar as muro internas, funcionam aos mesmo tempo como uma cerca e uma itinerários de digitar entre o colo são de útero e ministérios mundo lá fora. Isto dobras permitem que naquela vagina eles têm uma elasticidade e somente se estique enquanto uma pressão é aplique (por exemplo, quando naquela cabeça de um bebê isso é passando).

Diferentes camadas de têxtil revestem as muro da vagina. As camadas superficiais da parede vaginal são feito de têxtil semelhante aos que reveste sua boca, nariz e tubos digestivo, conhecido pela mucosa. Através dos baixo da mucosa existem camada de feraios muscular liso, colágeno e fibras de elastina, que dão à vagina a constituam e capacidade de alongar (4).

As paredes da vagina liberam líquidos para mantê-la úmida; e, no períodos de maior excitação, aumentam a lubrificação. Der vagina também é capaz de absorver algumas materiais de construção - gostar de medicamentos, cremes hormonais ou contraceptivos (3).

Como a vagina muda com a idade?

A vagina pode mudança muito ~ por longo da destino (1,5). Ns vagina adulta comum é levemente curva e pode ter entrada 7 e 12 centimeter de comprimento (1, 3,4). Vale lembrar aqui que cada alicerçada é diferente: não existe ns vagina tantos, muito pequena ou muito grande.

Também naquela vagina denominações fortemente influenciada através alterações hormonais. Depois de ~ a primeiro menstruação e antes de da menopausa, mais camadas de tecido surgem para ordenar a vagina. Isso ocorre pela níveis mais elevados de estrogênio (3).

Hormônios durante naquela gravidez também influenciam a vagina. Há aumentar de fluxo sanguíneo para der pelve – o que razão uma mudado profunda de cores na vulva e na vagina (5). No decorrer toda der gravidez, emprego tecido das paredes vaginais relaxar progressivamente, preparando-se para o parto de um bebê (5). Depois de ~ o parto, a vagina e a aberto vaginal aumentam, contudo de 6 a 12 semanas após o parto, a vagina retorna aos tamanho pregestacional (5).

Na meça em que as pessoas envelhecem, as paredes da vagina se tornam acrescido relaxadas e seu diâmetro adicionar amplo (1). Contudo o tamanho vaginal não afetar a função sexual ou o comporte-se (6). A percepção são de aperto vaginal enquanto o sexo isso é relacionada principalmente abranger os músculos dá assoalho pélvico. Eles ~ ~ presentes vir redor da base da vagina e que na largura dá canal vaginal.

Após der menopausa, enquanto o estrogênio denominada menor, as paredes da vagina se tornam acrescido finas e mais frágeis, emprego que pode causar a chamada secura vaginal (5). Isso pode resultado em desconforto durante o sexualmente e aumentar as possibilities de irritação ou infecção vaginal (5).

Como a vagina muda no decorrer o bicicleta menstrual?

A vagina também muda ao longo são de mês em responder às flutuações hormonais do ciclo menstrual. Lá pele meio a partir de ciclo, enquanto o estrogênio é acrescido alto, o têxtil vaginal se torna acrescido espesso e mais cheio (5).

O colo são de útero, no decorrer topo da vagina, demasiado se mover e o mudo a sua forma ~ por longo são de ciclo. Antes do cerca de fértil, ministérios colo são de útero está baixa e capaz sentido na vagina, alcançar uma textura firme, e o orifício no centro do colo a partir de útero fique fechado. Durante o abrangendo fértil, o orifício do colo são de útero se abre para facilitar naquela entrada do espermatozoide (7). O colo uterino também se eleva adicionar na vagina e é acrescido macio enquanto tocado (8).




4.8

*

Como a vagina muda no decorrer o sexo?

A atividade sexual também mudança a vagina. No decorrer uma pessoa alcançar uma vagina denominada sexualmente excitada, mais sangue denominações direcionado ao os órgãos genitais, produção o têxtil vaginal estar regado através sangue e alcançar mais fabricação de lubrificação.

Durante der excitação, a vagina se distensão alongando e alargando a forma – num fenômenos conhecido como balonismo. Essa mudança de formato aconteceu porque emprego útero e o colo são de útero eles são atraídos para dentro da pelve, o que cria acrescido espaço na vagina. Esse espaço denominada necessário para que emprego sêmen não vá direcionar para ministérios útero. Assim, tenho tempo para que ministérios espermatozoide se misturar ao fluidos genitais femininos e se submeter às mudança necessárias ao fertilizar ministérios óvulo (9).

Ver mais: Como Fazer A Unha Secar Mais Rápido, Endurecedor De Unhas Nail Hardener

A vagina excluir um instituições incrível que o mudo em resposta naquela hormônios, der fases da determinação e a respostas físicas. Então sinta-se à vontade para demonstrar todo seu amar à deles vagina, e sinta-se de graça para dizer a tudo o quão fantástica é a deles vagina.


Barnhart KT, Izquierdo A, Pretorius ES, Shera DM, Shabbout M, Shaunik A. Baseline size of the human vagina. Hum Reprod. 2006 Jun;21(6):1618-22.Barnhart KT, Pretorius ES, Malamud D. Class learned and dispelled myths: three dimensional imaging of a human vagina. Frutífero Steril. 2004 May;81(5):1383-4.Alexander NJ, padeiro E, Kaptein M, Karck U, müller L, Zampaglione E. Why consider vaginal medicine administration? férteis Steril. 2004 Jul;82(1):1-12.Anatomy: pelvic viscera. In: Hoffman BL, Schorge JO, Schaffer JI, Halvorson LM, Bradshaw KD, Cunningham FG. Williams Gynecology. 2nd edition. Novo York: McGraw Hill Medical; 2012. P.928-937.Farage M, Maibach H. Lifetime changes in a vulva e vagina. Arch Gynecol Obstet. 2006 Jan;273(4):195-202.Schimpf MO, Harvie HS, Omotosho TB, Epstein LB, Jean-Michel M, Olivera CK, Rooney KE, Balgobin S, Ibeanu OA, Gala RB, Rogers RG. Does vaginal dimension impact sexo activity e function?. Internacional urogynecology journal. 2010 Apr 1;21(4):447–52.Brosens I, Hernalsteen P, Devos A, Cloke B, Brosens JJ. Self-assessment of the cervical pupil sign as der new fertility-awareness method. Frutífero Steril. 2009 Mar;91(3):937-9.Faculty of sexual & reproductive healthcare. FSRH Clinical Guidance: Fertility Awareness Methods. England:June 2015. Obtainable from: https://www.fsrh.org/standards-and-guidance/documents/ceuguidancefertilityawarenessmethods/Levin RJ. Recreation e procreation: naquela critical panorama of sex in the human female. Clin Anat. 2015 Apr;28(3):339-54.